A primeira aeronave Embraer KC-390 Millennium destinada à Força Aérea Portuguesa (FAP) retornou nesta segunda-feira (6) à Base Aérea nº11 de Beja, em Portugal. A despeito da nova passagem pelo país, o avião multimissão ainda não foi entregue à FAP.
Está é a segunda vez que o KC-390 com as cores da FAP voa até Portugal. A aeronave, que usa a matrícula brasileira temporária PT-ZDK, esteve em Beja em outubro de 2022, quando participou na inauguração das instalações da futura Esquadra 506, que será o operador do modelo no país. Na ocasião, o aparelho também passou por Alverva, onde fica a sede da OGMA – subsidiária portuguesa da Embraer e colaborada do programa de desenvolvimento do Millennium.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Nem a Embraer, nem a FAP informaram o motivo da nova viagem do KC-390 à Portugal.
Primeiro cliente estrangeiro do KC-390
A Força Aérea Portuguesa encomendou cinco KC-390 em 2019 para substituir seus antigos turboélices C-130 Hercules. A aeronave tem componentes produzidos no país já que é um dos parceiros no programa brasileiro.
Após receber os equipamentos necessários para operar dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o KC-390 ainda deverá passar por um processo de certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional portuguesa.
Portugal será a segunda nação a operar o cargueiro militar da Embraer, após a Força Aérea Brasileira, que recebeu o primeiro avião em 2019. A previsão é que o primeiro jato da FAP entre em serviço no primeiro semestre deste ano.