O primeiro KC-390 da Força Aérea de Portugal já está na Europa. Com matrícula provisória PT-ZDK, o jato multifunção da Embraer deve seguir para a OGMA, subsidiária da empresa brasileira que realizará a instalação de equipamentos padrão OTAN.
A aeronave decolou de Gavião Peixoto com destino ao Recife, onde fez a primeira escala técnica para reabastecimento. Após isso, partiu novamente em direção ao Aeroporto de Espargos, na Ilha do Sal. Neste domingo, o jato bimotor pousou em Beja às 10h00 após ser escoltado por dois caças F-16M.
A Força Aérea Portuguesa encomendou cinco KC-390 em 2019 para substituir seus antigos turboélices C-130 Hercules. A aeronave tem componentes produzidos no país já que é um dos parceiros no programa brasileiro.
Após receber os equipamentos necessários para operar dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o KC-390 ainda deverá passar por um processo de certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional.
Portugal será o primeiro país a operar o jato cargueiro militar, após o Brasil, que recebeu o primeiro avião em 2019. A previsão é que o primeiro avião entre em serviço no início de 2023.
Muito bom ver essa parceira Brasil Portugal, que venham outras, pois os dois paises tem muito a ganhar e o avião é realmente um projeto bem mais avançado que o concorrente Hercules