A Força Aérea Brasileira (FAB) vai receber seu primeiro KC-390 logo após a feira aeronáutica Paris Air Show, na França, que acontece entre os dias 16 e 23 de junho. A notícia foi confirmada nesta quarta-feira (15) por Nelson Salgado, CFO da Embraer, em teleconferência da fabricante sobre os resultados financeiros no primeiro trimestre deste ano.
“Assim que a aeronave retornar da feira daremos início ao processo de entrega da primeira unidade para a FAB”, disse o executivo. A FAB tem um pedido por 28 unidades do KC-390, aeronave que foi escolhida para substituir os antigos cargueiros turbo-hélice C-130 Hercules, em serviço no Brasil desde 1965. Todos os aviões devem ser entregues ao comando brasileiro até 2026.
O KC-390 com presença confirmada no evento francês, também chamado como “Le Bourget”, é o primeiro modelo de série produzido pela Embraer e pertence a FAB. Essa mesma aeronave, com permissão da força aérea, está participando da etapa final de testes e certificação do novo cargueiro, que iniciará sua carreira operacional no Brasil a partir do segundo semestre deste ano.
Salgado também disse que o acordo de exportação da aeronave para Portugal está “bastante próximo”. Os portugueses negociam a compra de cinco unidades do KC-390 por 827 milhões de euros.
Portugal é um dos parceiros estratégicos no desenvolvimento e produção do KC-390. Uma série de componentes da aeronave são produzidos na fábrica da Embraer em Évora e também pela OGMA, empresa portuguesa controlada pela companhia brasileira.
“Esse é um produto (o KC-390) que tem despertado enorme interesse de forças aéreas mundo afora. Em geral, em relação a produtos de defesa, enquanto a sua própria força aérea não começa a utilizar a aeronave você normalmente não concretiza muitos negócios. Mas nos esperamos que com o início da operação do KC-390 pela FAB no segundo semestre deste ano esse interesse comece a ser convertido em oportunidades reais”, disse o CFO da Embraer.
Gigante brasileiro
O Embraer KC-390 é o maior avião desenvolvido na América Latina, com peso máximo de até 81 toneladas – embora não seja o com maior comprimento, título que pertence ao novo jato comercial E195-E2.
Com a proposta de substituir o C-130 Hercules, o KC-390 foi desenvolvido para cumprir as mesmas missões do antigo turbo-hélice fabricado nos Estados Unidos, mas com praticamente o dobro da velocidade (até 850 km/h) e mais carga, com capacidade máxima de 26 toneladas (6 ton a mais que o Hercules). E a lista de tarefas da aeronave é enorme.
Além do transporte de equipamentos e tropas, o cargueiro militar da Embraer pode lançar cargas e paraquedistas, reabastecer outras aeronaves em voo (e também ser reabastecido), realizar missões de busca e salvamento, combater incêndios florestais e até voar para s Antártica.
Cada unidade do KC-390 é avaliada em cerca de US$ 85 milhões (cerca de 319,3 milhões). Além de suprir as necessidades da FAB, a Embraer acredita que o novo jato militar também pode ser uma das principais opções do mercado no segmento de cargueiros militares médios nos próximos 20 anos, substituindo antigas frotas de Hercules pelo mundo.
Espero que ele venha para o Esquadrão Corsário rapidamente.
Amigos, as OGMA não são brasileiras.
É “part-state owned”… semi-pública e semi-privada.
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1° Grupo de Transporte de Tropa