O primeiro P-8A Poseidon da Marinha da Alemanha está praticamente pronto. A Bundeswehr, organização militar do país, revelou imagens e um vídeo da aeronave de patrulha marítima deixando a cabine de pintura nas instalações da Boeing, nos EUA.
A Alemanha encomendou oito desses jatos para substituir seus antigos turboélices P-3C Orion na tarefa de caçar submarinos e reconhecimento sobre os mares.
Cinco P-8 foram encomendados em junho de 2021 e em novembro de 2023 outros três aviões foram adicionados.
A aeronave das imagens com a matrícula 63+01 tem previsão de entrega em agosto de 2025. Ela ficará baseada no esquadrão de aviação naval em Nordholz, na Baixa Saxônia.
Segundo a Alemanha, o primeiro P-8A alemão passará agora por verificação funcional de todos os sistemas, como motores e hidráulica, e então entregue à equipe de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing, por meio de um voo de traslado.
Após checagens do governo dos EUA e da Alemanha, o Boeing 737-800 passará a ser um avião militar.
“Com sua capacidade de liderança totalmente em rede, o P-8A desempenha um papel especial na luta entre forças combinadas e, assim, abre caminho para uma nova era de combate interoperável entre todos os ramos das forças armadas”, disse o gerente de projeto do Escritório Federal BAAINBw de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Uso da Bundeswehr, Capitão de Fragata Björn M.
O P-8A da Alemanha será equipado com um novo sistema de armas que também inclui um sistema de autoproteção que pode afastar mísseis guiados equipados com buscadores infravermelhos.
A aeronave também terá um sistema de comunicação direta de dados capaz de distribuir informação em tempo real para centros de decisão militares.
O Poseidon será ainda apto a realizar missões de busca e salvamento, fazendo uso de sensores de longo alcance.
Atualmente, há mais de 160 P-8 em operação em todo o mundo. Além dos EUA, os clientes incluem Austrália, Índia, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Noruega e Grã-Bretanha.