A fabricante russa Irkut transferiu o primeiro protótipo do SSJ-NEW para a área de testes de voo, informou a United Aircraft Corporation (UAC), estatal aeroespacial russa.
Versão com componentes domésticos do jato comercial SuperJet, o SSJ-NEW deve realizar o voo inaugural em breve, após especialistas da fabricante realizarem os devidos testes de solo.
Segundo a UAC, o jato regional foi abastecido pela primeira vez nessa ocasião. O SSJ-NEW está sendo fabricado nas instalações de Komsomolsk-on-Amur, localizada cerca de 500 km ao sul de Moscou.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os testes em voo serão acompanhados por uma equipe da Rosaviatsia, agência russa de aviação civil. A fabricante planeja iniciar produção já em 2024.
“A realização de testes de solo é um passo importante na preparação para o primeiro voo do SSJ-NEW. Dentro de algumas semanas, testaremos o funcionamento de todos os novos sistemas de aeronaves no solo para garantir seu correto funcionamento no ar”, disse Andrey Boginsky, diretor geral da Irkut Corporation.
A Rússia tem pressa em dar início à produção da aeronave, que foi projetada com a meta de substituir todo o conteúdo fornecido por empresas ocidentais.
No entanto, o primeiro protótipo continua equipado com o turbofan SaM146, que foi desenvolvido pela PowerJet, uma joint venture entre a Safran e a russa NPO.
Baseado no núcleo do popular turbofan CFM56, o motor será substituído pelo PD-8, desenvolvido pela Aviadvigatel e que está em testes de voo à espera da certificação.
A UAC afirmou na semana passada que a segunda aeronaves de testes do SSJ-NEW já usará o motor russo.