A produção do primeiro protótipo do widebody CR929 teria começado na China, conforme revelou o jornal Jiefang Daily nesta semana.
Projeto conjunto entre a COMAC e a UAC, a aeronave comercial possui um tamanho semelhante ao Boeing 787 e tem como meta reduzir a dependência de aviões de passageiros de longo alcance na Rússia e China.
O programa, no entanto, tem passado por vários dissabores por conta da decisão chinesa de ter exclusividade no mercado interno, deixando as (pouco prováveis) exportações para os russos.
Aparentemente, as diferenças foram resolvidas e agora o CR929 estaria caminhando, com o início da produção da primeira aeronave em Linang, nova área industrial da COMAC ao sul do Aeroporto de Xangai-Pudong.
A informação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Aviação Civil da China, que também aborda os programas ARJ21 e C919, os outros dois jatos comerciais do país.
Ao mesmo tempo, a empresa russa AeroComposite revelou que está em negociações para fornecer componentes em material composto das asas do CR929. Especula-se que uma nova fábrica será instalada em Vladivostok, no extremo oriente da Rússia, e próximo à China.
1.000 aviões
A CRAIC, joint venture formada pela COMAC e UAC, planeja oferecer três variantes da aeronave, o CR929-500, CR929-600 e CR929-700. A primeira delas será a versão intermediária, com 63,3 metros de comprimento, 61,2 metros de envergadura e altura de 18 metros.
O CR929-600 poderá transportar até 282 passageiros numa distância de 12.000 km, segundo os dados preliminares.
No ano passado, o chefe de design da COMAC, Chen Yingchun, deu uma entrevista em que fez previsões otimistas sobre o avião de corredor duplo. Segundo ele, mais de 1.000 aeronaves deverão ser produzidas até 2045.