A United Aircraft Corporation (UAC) realizou o primeiro voo do jato de passageiros MC-21 de registro 73051 equipado com motores russsos PD-14.
A aeronave de testes foi a primeira do novo modelo a realizar o voo inaugural em maio de 2017, porém, era configurado originalmente com motores PW1400G, da Pratt & Whitney.
Com as sanções econômicas do Ocidente, a Irkut iniciou o desenvolvimento da variante MC-21-310, que utiliza o turbofan PD-14, produzido pela Aviadvigatel. Um único protótipo, matrícula 73055, voava com o motor russo, mas a UAC pretende acelerar o programa e para isso converteu o protótipo número 1.
A conversão e o voo foram realizados na Irkutsk Aviation Plant, onde serão realizados alguns testes antes de o MC-21 se deslocar até as instalações de Zhukovsky, a fim de seguir o programa de certificação.A aeronave não chegou a ter a pintura modificada e ainda exibe a designação da versão com motores PW (MC-21-300).
MC-21-400
“A inclusão do segundo avião aos testes do motor PD-14 é um marco importante no âmbito do projeto MC-21 e uma das etapas-chave do programa de substituição de importações, porque o turbofan é o verdadeiro ‘coração’ da aeronave, o que garante a operação dos principais sistemas do avião,” comemorou o diretor geral da Irkut Corporation, Andrey Boginsky.
Segundo ele, a meta é concluir a certificação do motor PD-14 até o final de 2022.
A versão MC-21-310, intermediária, será capaz de transportar entre 163 e 211 passageiros, dependendo da configuração. A UAC deverá desenvolver os modelos MC-21-400, de maior capacidade, e MC-21-200, o menor dos três.
A Rússia ambiciona colocar em serviço o MC-21 em 2024, que tem encomendas garantidas das principais companhias aéreas russas, como a Aeroflot, que recentemente fechou um pedido de 210 aeronaves.