A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade aérea urbana da Embraer, revelou as primeiras imagens do protótipo do seu ‘táxi voador’ elétrico em Farnborough.
A aeronave eVTOL, que pode se chamar Eve-100, não possui cabine, ou seja, será um modelo em escala real controlado remotamente por meio de um painel montado em um caminhão.
A empresa reafirmou os planos de fazer voar o protótipo ainda em 2024. O modelo foi concluído nas instalações de Gavião Peixoto, onde é montado o airlifter C-390 Millennium.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ainda sem uma pintura, que faz aparecer a estrutura em fibra de carbono, o eVTOL pode ser apreciado parcialmente pela primeira vez em suas formas reais.
Entretanto, a Eve divulgou imagens em ângulos pouco claros, com a aeronave contra o sol ou vista na sombra, mas o vídeo traz noções mais claras do modelo.
“Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”
Cadeia de fornecedores completa
A Eve também aproveitou o domingo em Farnborough para revelar os fornecedores primários finais da aeronave elétrica. São a ASE, que produzirá o sistema de distribuição de energia, e a Diehl Aviation, reponsável pelo design e produção do interior de sua aeronave.
Segundo a empresa, há 2.900 cartas de inteção pelo eVTOL que deverá estrear em 2026.
Parabéns! Comparado com as ilustrações iniciais, achei o design exterior mais sóbrio e as asas mais compridas. Como ficaria a estabilidade do modelo em repouso no topo de um prédio e exposto à correntes de ar? Aguardando para saber sobre as funcionalidades tecnológica de estabilidade em decolagem e pouso.