Primeiro ‘táxi voador’ da Embraer é revelado pronto

Aeronave eVTOL ainda é um protótipo não tripulado que deverá até o final do ano. Eve também revelou os fornecedores finais do projeto
O primeiro protótipo do 'táxi voador' da Embraer
O primeiro protótipo do ‘táxi voador’ da Embraer

A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade aérea urbana da Embraer, revelou as primeiras imagens do protótipo do seu ‘táxi voador’ elétrico em Farnborough.

A aeronave eVTOL, que pode se chamar Eve-100, não possui cabine, ou seja, será um modelo em escala real controlado remotamente por meio de um painel montado em um caminhão.

A empresa reafirmou os planos de fazer voar o protótipo ainda em 2024. O modelo foi concluído nas instalações de Gavião Peixoto, onde é montado o airlifter C-390 Millennium.

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Aeronave será pilotada remotamente ainda em 2024
Aeronave será pilotada remotamente ainda em 2024

Ainda sem uma pintura, que faz aparecer a estrutura em fibra de carbono, o eVTOL pode ser apreciado parcialmente pela primeira vez em suas formas reais.

Entretanto, a Eve divulgou imagens em ângulos pouco claros, com a aeronave contra o sol ou vista na sombra, mas o vídeo traz noções mais claras do modelo.

“Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”

Modelo possui hélice propulsora e oito conjuntos de hélices de sustentação
Modelo possui hélice propulsora e oito conjuntos de hélices de sustentação

Cadeia de fornecedores completa

A Eve também aproveitou o domingo em Farnborough para revelar os fornecedores primários finais da aeronave elétrica. São a ASE, que produzirá o sistema de distribuição de energia, e a Diehl Aviation, reponsável pelo design e produção do interior de sua aeronave.

Segundo a empresa, há 2.900 cartas de inteção pelo eVTOL que deverá estrear em 2026.

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  1. Parabéns! Comparado com as ilustrações iniciais, achei o design exterior mais sóbrio e as asas mais compridas. Como ficaria a estabilidade do modelo em repouso no topo de um prédio e exposto à correntes de ar? Aguardando para saber sobre as funcionalidades tecnológica de estabilidade em decolagem e pouso.

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