O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficou mais perto de ser atendido por uma linha de metrô. Neste final de semana o primeiro trem da Linha 17-Ouro chegou ao pátio de manutenção, localizado próximo ao aeroporto na Zona Sul da capital.
O monotrilho fabricado na China pela BYD é o primeiro de 14 trens que serão usados na linha em sua fase prioritária, com oito estações, incluindo a que atenderá Congonhas.
Os trens chineses possuem cinco carros (vagões), operação totalmente automática e silenciosa além de um sistema de baterias de emergência que possibilitam que eles se movimentem em caso de queda de energia.
A previsão é que os testes na região tenham início em 2025 com estreia do serviço no primeiro semestre de 2026.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Linha 17-Ouro possibilitará aos passageiros chegar ou sair do Aeroporto de Congonhas por meio de um túnel por baixo da Avenida Washington Luis.
Da estação Aeroporto Congonhas será possível chegar à região das avenidas Chucri Zaidan e Berrini em poucos minutos, percorrendo apenas cinco estações.
Também haverá conexão com as linhas 5-Lilás, do Metrô, e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, que atendem regiões como Moema, Vila Mariana, Vila Olímpia e Pinheiros.
Com duas trocas de trens o passageiro poderá chegar à Avenida Paulista ou ao centro da capital.
Além disso, com a abertura do People Mover de Guarulhos, a viagem por trilhos entre os dois aeroportos passará a ser viável.
Será que não existe algum outro fornecedor que não seja deste país?