O primeiro de 56 turboélices C295 que serão entregues à Força Aérea da Índia (IAF) realizou seu voo inaugural na sexta-feira, 5 de maio, informou a Airbus.
A aeronave tática decolou das instalações da Getafe em Sevilha, na Espanha, para um voo de 3 horas.
“Este primeiro voo representa uma conquista significativa para o primeiro programa aeroespacial ‘Make in India’. Com a Força Aérea Indiana prestes a se tornar a maior operadora do C295 do mundo, este programa exemplifica nosso compromisso de melhorar as capacidades operacionais da Força Aérea Indiana (IAF)”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus.
A Índia fechou o pedido de 56 turboélices em setembro de 2021, 40 dos quais serão montados em parceria com a Tata Advanced Systems (TASL) em uma linha de montagem indiana.
Os 16 C295 restantes, no entanto, serão entregues primeiro e fabricados na Espanha. Na IAF, o turboélice irá substituir os antigos Avro 748, que foram montados localmente sob licença pela Hindustan Aerospace Limited.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O acordo de venda dos turboélices militares foi elaborado em 2015, mas desde então era analisado por área governamentais da Índia. A Força Aérea deverá utiizar os C295 em vários tipos de tarefas, entre transporte e possivelmente poderá encomendar mais aeronaves para uso como patrulhamento marítimo e na guarda costeira.
Segundo a Airbus, há 38 operadores do C295 no mundo, entre eles o Brasil que possui a versão de transporte C-105 Amazonas e também aviões de busca e salvamento SC-105 Persuader.