A Textron Aviation entregou o primeiro turboélice utilitário bimotor Cessna SkyCourier Combi. A aeronave foi entregue à Everts Air, empresa que presta serviços de passageiros, carga e fretamento em todo o Alasca.
O SkyCourier Combi foi certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) em maio e pode ter seu interior convertido rapidamente para transporte de passageiros e carga.
Ele é baseado na variante de passageiros, que possui até 19 assentos. Na Everts Air, o novo avião se juntará a um SkyCourier cargueiro e seis Cessna Caravans.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Vejo o Cessna SkyCourier como uma aeronave de próxima geração para Bush, Alasca”, disse Robert W. Everts, proprietário da Everts Air. “O SkyCourier Combi nos permitirá ser flexíveis e atender às necessidades exclusivas dos cidadãos em comunidades remotas. Além de oferecer a confiabilidade de um Cessna, a aeronave é altamente adaptável e a solução definitiva para frete aéreo e suporte a passageiros no Alasca.”
Duas entregas em 2024
O SkyCourier é um turboélice utilitário com características que lembram o bem-sucedido Caravan, como asas altas, trem de pouso rígido e capacidade de operar em vários ambientes.
A aeronave é movida por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC com hélices de alumínio McCauley Propeller C779 de quatro pás. O SkyCourier possui aviônicos Garmin G1000 NXi e pode atingir uma velocidade de cruzeiro de mais de 200 nós e um alcance máximo de 900 milhas náuticas.
A versão de passageiros pode transportar 19 pessoas, enquanto o modelo de carga pode transportar até 6.000 libras, incluindo três contêineres LD3.
A despeito das virtudes do projeto, o SkyCourier tem tido um 2024 com poucas entregas. A aeronave da Everts, matrícula N418RE, foi a segunda entregue neste ano, após um cargueiro para a FedEx.
Desde que entrou em serviço, há pouco mais de dois anos, o turboélice só teve 26 aviões entregues.