A Força Aérea da Ucrânia deverá receber os primeiros caças Dassault Mirage 2000-5 dentro de duas semanas, afirmou o site Avions Legendaries.
A mídia francesa prevê que três jatos de combate Mirage 2000-5 serão entregues até 20 de janeiro, marcando a entrada em serviço do segundo caça ocidental no serviço ucraniano – o primeiro foi o F-16 no ano passado.
Pilotos e equipes de solo da Força Aérea teriam concluído o treinamento na aeronave francesa nas últimas semanas, abrindo caminho para o repasse dos jatos.
Antes do envio à Ucrânia, os Mirage 2000, que estava estocados pela Força Aérea Francesa, passaram por uma atualização feita pela Direção Geral de Armamentos (DGA) e que os modificou para transportar mísseis de cruzeiro Storm Shadow além de receberem equipamentos de guerra eletrônica.
Acredita-se que os caças franceses deverão substituir os antigos Sukhoi Su-24 em missões de ataque ao solo. A variante escolhida pela França seria a Mirage 2000-5F, mais atual.
Não se sabe, contudo, quantas aeronaves serão entregues à Ucrânia. Estima-se que seis jatos deverão chegar ao país ainda no primeiro trimestre, de um possível total de 12 Mirage 2000-5F.
Além do F-16 e do Mirage 2000, a Ucrânia poderá receber no futuro caças Saab Gripen C/D repassados pela Suécia.