Princesa herdeira dos Emirados Árabes Unidos, Sheikha Mozah Bint Marwan Al Maktoum se tornou a primeira piloto mulher do mundo a comandar o Leonardo AW609. A neta do Emir de Dubai, Sheikh Marwan Bin Mohammed Al Maktoum, voou na aeronave tiltrotor durante uma visita a sede da empresa italiana na Filadélfia, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (30).
“Pilotar o AW609 está na minha lista de desejos desde que vi as primeiras imagens do protótipo. É o natural evolução da minha experiência de pilotagem, mesclando habilidades de pilotagem de asas fixas e rotativas. eu ainda estou me beliscando por esta oportunidade! Aeronaves como esta me azem sentir muito animado com o futuro da aviação, um futuro agora aberto a mais mulheres que escolheram esta indústria”, celebrou Sheikha Al Maktoum.
O AW609 é a primeira aeronave com rotores basculantes destinada para uso civil. A exótica máquina é um misto de avião com helicóptero, proporcionando a velocidade do voo vertical e a versatilidade do pouso vertical. É um VTOL, do inglês “Vertical Take-Off and Landing” (“Decolagem e Aterragem Vertical”). Um exemplo desse conceito é o Bell Boeing V-22 Osprey, o primeiro projeto do gênero a alcançar a certificação final para aplicação militar.
“Pilotar o AW609 está na minha lista de desejos desde que vi as primeiras imagens do protótipo. É o natural evolução da minha experiência de pilotagem, mesclando habilidades de pilotagem de asas fixas e rotativas. eu ainda estou me beliscando por esta oportunidade! Aeronaves como esta me azem sentir muito animado com o futuro da aviação, um futuro agora aberto a mais mulheres que escolheram esta indústria”, celebrou Sheikha Al Maktoum.
Sheikha é uma figura importante figura da sociedade dos Emirados Árabes. Ela pertence a principal família de Dubai, os Al Maktoum, à qual pertencem os governantes de Dubai e liderada por Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos EUA, primeiro-ministro e governante de Dubai. Piloto experiente, ela iniciou a carreira na aviação como primeira oficial na Emirates Airlines e em 2019 foi nomeada a primeira piloto de helicóptero da Polícia de Dubai.
Projeto complexo
A homologação do AW609 para o uso comercial é esperada para 2023, após quase 30 anos de desenvolvimento. O processo de certificação é liderado pelo FAA, a agência de aviação civil dos EUA.
O projeto da aeronave tiltrotor foi iniciado em 1996 pela Boeing e a Bell, as grandes experts no assunto com o Osprey. O novo aparelho deveria operar como um helicóptero, decolando e pousando na vertical, mas oferecendo um voo de cruzeiro bem mais veloz e por longas distâncias, de 500 km/h por quase 1.400 km, semelhante a aviões turboélices – além da cabine pressurizada.
Em 1998, a AgustaWestland (atual Leonardo) entrou como parceira no projeto e assumiu totalmente o programa em 2016, após a desistência das fabricantes americanas.
O primeiro AW609 de produção em série está em fase de testes de solo nos EUA enquanto o segundo é montado na planta de Filadélfia (EUA), onde fica o centro de treinamento e o simulador de voo da aeronave.
O “avião-helicóptero” da Leonardo é capaz de operar diferentes tipos de missões, incluindo transporte executivo e governamental, serviço médico, busca e salvamento, entre outras aplicações. É um produto que pode abrir novas frentes de negócios na aviação comercial. Um dos interessados na máquina é o governo metropolitano de Tóquio, que procura uma aeronave para atender as ilhas Ogasawara, localizadas a 1.000 km da capital japonesa. Será que o AW609 consegue voar até lá? Ou até aqui?