Privatização da TAP atrai mais de uma dúzia de interessados, diz governo de Portugal

Esperado para 2025, processo terá participação de grandes grupos de aviação europeus
Airbus da TAP Air Portugal: privatização à vista
Airbus da TAP Air Portugal: privatização à vista (Kevin Hackert)

O governo português prepara-se para retomar a privatização da TAP em 2025, após mais de uma dúzia de interessados manifestarem interesse na compra da companhia aérea. Entre os interessados estão grandes empresas aéreas como Air France-KLM, Lufthansa e o grupo IAG, controlador da British Airways.

A informação foi divulgada pelo ministro da infraestrutura, Miguel Pinto Luz, que destacou o fortalecimento financeiro da TAP nos últimos anos, com resultados operacionais competitivos em relação a outras aéreas europeias.

A proposta de privatização de pelo menos 51% da TAP foi aprovada por uma administração socialista em setembro de 2023. No entanto, a venda não avançou devido às eleições antecipadas de março, que resultaram na vitória de uma coalizão de centro-direita.

Privatização deve ocorrer em 2025

Agora, o governo retomará o processo de privatização no próximo ano, ouvindo todas as partes interessadas para definir o melhor modelo de venda. Miguel Pinto Luz assegurou que, independentemente do modelo de privatização adotado, a marca TAP e o hub de operações em Lisboa serão mantidos.

Ele também ressaltou que as rotas estratégicas da TAP, especialmente as que atendem países como Brasil, Angola, Moçambique e Estados Unidos permanecerão inalteradas. Essa garantia visa proteger a identidade e a importância da TAP para o país e para os laços da comunidade portuguesa ao redor do mundo.

Aviões da Lufthansa e da TAP
Aviões da Lufthansa e da TAP
Fotos: MarcelX42 e Adam Moreira via Wikimedia Commons.

O primeiro-ministro Luis Montenegro, que anteriormente defendia uma privatização integral da companhia, sinalizou há cerca de um mês a possibilidade de uma venda parcial, indicando flexibilidade do governo quanto ao formato final da transação.

Interesse de grandes players europeus e de fora

Segundo Pinto Luz, o governo recebeu manifestações de interesse de mais de uma dúzia de potenciais compradores, tanto nacionais quanto internacionais, incluindo grupos fora da Europa.

A Lufthansa, por exemplo, estaria interessada em uma fatia de 19,9% da TAP, segundo reportagem da Reuters, o que evitaria a necessidade de aprovação da Comissão Europeia, já que a participação ficaria abaixo do limite de 20%. A Air France-KLM, por sua vez, estaria disposta a considerar várias possibilidades, incluindo a compra de uma participação minoritária.

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  1. Já não é de hoje que o governo português tenta vender a TAP seja em sua totalidade ou parcialmente, mas os processos enfrentam muitos entraves e também intromissões do mesmo.

    Quando um grupo se interessa por determinada empresa pode estar vendo ali novos potenciais e negócios e algumas mudanças são necessárias, acredito que as rotas e estruturas lucrativas não sofram nenhuma alteração mas é natural que a parte deficitária seja replanejada. Vamos ver quem vai levar e como vai lidar com o governo de Portugal que vai continuar sendo dono de pelo menos 49% das ações da TAP algo que tem um peso bem significativo.

    Fica a torcida para que o melhor aconteça para esta empresa icônica na Europa e que pode ter um bom caminho a ser trilhado pela frente por muitos anos,isso é claro com a gestão correta e que tenha a ideia de crescimento e consolidação bem estabelecidos.

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