Um dos aviões de caça mais importantes das forças armadas dos Estados Unidos, o F/A-18 Super Hornet pode ser descontinuado em breve. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (23), a Boeing informou que pretende encerrar a produção da aeronave no final de 2025, após a entrega das últimas unidades encomendadas pela Marinha dos EUA, que é o maior operador do modelo.
A fabricante, no entanto, diz que as atividades na linha de montagem do Super Hornet, em St. Louis, podem ser estendidas até 2027 se o caça for encomendado por um novo cliente internacional. A Boeing disputa atualmente com o F/A-18 um contrato de compra da Marinha da Índia, que também avalia a versão naval do jato francês Dassault Rafale.
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“Estamos planejando nosso futuro, e a construção de aeronaves de caça está em nosso DNA”, disse Steve Nordlund, vice-presidente da Boeing Air Dominance e diretor da unidade de St. Louis. “À medida que investimos e desenvolvemos a próxima era de capacidade, estamos aplicando a mesma inovação e experiência que fizeram do F/A-18 um burro de carga para a Marinha dos EUA e as forças aéreas em todo o mundo por quase 40 anos.”
Com o fim da produção do Super Hornet, a Boeing afirma que poderá redirecionar recursos para outros programas de aeronaves militares, incluindo modelos não tripulados avançados.
O espaço deixado pelo F/A-18 na planta de St. Loius também poderá ser aproveitado para aumentar a produção do jato de treinamento T-7A Red Hawk e do drone de reabastecimento aéreo MQ-25 Stingray, bem a fabricação dos novos caças F-15EX Eagle II e componentes de asa do jato comercial 777X.
A despeito do encerramento da produção, a Boeing ressaltou que continuará desenvolvendo atualizações para a frota global de caças F/A-18 e a variante de guerra eletrônica EA-18G Growler.
Introduzido pela Marinha dos EUA em 1999, o Super Hornet é a segunda geração do caça F/A-18 Hornet, com modificações profundas no design e sistemas de bordo. A primeira versão da aeronave, desenvolvida originalmente pela McDonnell Douglas em parceria com a Northrop, estreou em 1983. Desde então, foram entregues mais de 2.000 exemplares do caça em suas diferentes variantes para os EUA, Austrália, Canadá, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha e Suíça.
Para mim, é o melhor caça produzido pela Boeing, tanto as versões C/D quanto as versões E/F e G. Gostaria muito de ver esses caças voando com as cores do o Brasil, mas …….