Novo caça de quinta geração da Rússia, o Sukhoi Su-75 “Checkmate” entrará em produção seriada em 2027, de acordo com o conglomerado estatal Rostec. O prazo anunciado pela companhia contraria a data de lançamento da aeronave anunciado pelo grupo United Aircraft Corporation (UAC), indicando que a estreia do jato de combate deve atrasar em cerca de um ano.
Em novembro do ano passado, durante o show aéreo de Dubai, onde uma maquete do Checkmate foi exibida ao público pela primeira vez, a UAC havia comunicado que a produção em série do novo caça seria iniciada entre 2025 e 2026.
“Planejamos iniciar a produção em série (do Su-75) em 2027”, disse Sergey Chemezov, diretor executivo da Rostec, holding que controla diversas empresa de tecnologia e defesa da Rússia, entre elas o grupo UAC (que reúne os principais fabricantes de aviões da Rússia).
“O trabalho está em andamento na documentação do projeto para o caça leve”, afirmou Chemezov, citado pela agência de notícias russa Tass. O executivo ainda disse que espera conseguir vender o novo caça para o Ministério da Defesa da Rússia e também conquistar clientes internacionais.
Adiantando alguns detalhes do projeto, o chefe da Rostec revelou que “pegamos emprestado o equipamento de bordo e o motor do caça de quinta geração Sukhoi Su-57, mas os reconfiguramos um pouco”. O voo inaugural do Checkmate está previsto para 2023.
Caça stealth de baixo custo
O projeto Checkmate apresenta as mais recentes conquistas em ciência e engenharia da Rússia, obtidas principalmente por meio dos avanços hoje vistos do Su-57, que foi o primeiro caça russo de quinta geração do país.
Os russos, porém, esperam conquistar uma clientela mais variada para o Su-75. Para alcançar esse objetivo, a Rostec aponta dois aspectos do avião que ela considera “imbatíveis”. O primeiro aspecto é a relação peso-potência da aeronave, “única em sua classe”, segundo a empresa. O segundo ponto é o preço de aquisição do novo caça, estimado entre US$ 25 milhões e 30 milhões.