Iniciativa da companhia Azul Linhas Aéreas no campo de sustentabilidade, o Programa APU Zero foi integrado a mais uma base da empresa, desta vez no Aeroporto Internacional de Manaus (AM), anunciou a empresa nesta sexta-feira (24). A ação, agora presente em oito terminais no Brasil, é parte do Programa Eficiência de Combustíveis (PEC), da transportadora.
O programa da Azul tem como objetivo reduzir ao máximo a utilização do APU (Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia), que é o motor auxiliar das aeronaves, normalmente instalado na cauda.
A APU é um equipamento que gera eletricidade para o avião em voo e também é muito utilizado em solo para manter os sistemas da aeronave ligados, como o ar condicionado, durante o embarque dos passageiros. No entanto, o motor acaba consumindo o querosene dos tanques dos aviões.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Para contornar esse consumo extra de combustível, a Azul, no contexto do Programa APU Zero, conta a ajuda dos aeroportos para manter o funcionamento das aeronave em solo, na fase de pré-voo. Para isso, o avião é conectado à rede elétrica dos terminais.
Prestes a completar um ano, o Programa APU Zero já tem resultados importantes, de acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente de operações da Azul. “Sem considerarmos ainda Manaus, nas oito bases que já praticam o nosso Programa APU Zero, foi observado uma redução de 73% do uso de combustível no solo.”
O Programa APU Zero da Azul começou em abril do ano passado, no principal hub da empresa, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Em quatro meses de atividades, a empresa constatou que a economia de combustível obtida nesse período era suficiente para fazer 80 voos mensais entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
“Temos orgulho de manter ações e parcerias para que possamos fazer mais do que já fazemos com a manutenção da frota mais jovem do país. Os resultados são ótimos, mas ainda temos muitas bases e oportunidades de melhorias que dependem da colaboração de todos. Muitas equipes, de diversas áreas da Azul, já trabalham na ampliação do APU Zero”, celebrou Tkacz.
Pena que essa redução de custos não se reflete nos preços das passagens.