Ainda não faz nem um ano que o caça sul-coreano KF-21 Boramae completou seu voo inaugural, mas a fabricante Korea Aerospace Industries (KAI) já colocou três protótipos da aeronave em voo nesse curto período de tempo. Nesta quinta-feira (5), o terceiro modelo de testes do tipo realizou sua primeira decolagem a partir da base aérea de Sacheon, a cerca de 300 km da capital Seul, anunciou a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul.
O primeiro protótipo do KF-21 realizou o primeiro voo em julho de 2022, enquanto o segundo aparelho decolou em novembro. O terceiro modelo, ao contrário dos dois primeiros, tem como principal diferencial um sistema para testes de velocidade e capacidade de carga do caça, de acordo com a DAPA. E isso é apenas o começo do programa.
A DAPA informou que planeja ao menos 2.000 voos de teste com o KF-21 até fevereiro de 2026, trabalho que será executado com uma frota composta por seis protótipos. A entrada em serviço da aeronave com a força aérea da Coreia do Sul é esperada para meados de 2028.
O jato da KAI é projetado especificamente para substituir os antigos caças F-4 Phantom II e F-5 Tiger II, que estão em serviço na força aérea sul-coreana há mais de 40 anos. A fabricante também tem expectativas de exportar o caça.
🇰🇷 KF-21 ボラメ 3号機が初飛行 pic.twitter.com/10HQxIDnSJ
— Fighterman_FFRC (@Fighterman_FFRC) January 5, 2023
Meio coreano, meio indonésio
O KF-21 é um programa desenvolvido em parceria entre a KAI e a Indonesian Aerospace, da Indonésia. O projeto foi iniciado em 2001 sob o codinome KF-X por iniciativa da Coreia do Sul e os indonésios entraram no empreendimento em 2010. O lançamento do programa, porém, foi oficializado apenas em 2015.
A ideia inicial dos projetistas da KAI era criar um caça bimotor de 5ª geração com capacidade furtiva (ou stealth, no jargão em inglês). Posteriormente, prevendo custos elevados e um maior tempo de desenvolvimento, os requisitos do projeto foram rebaixados à pedidos da força aérea da Coreia do Sul, que passou a pedir um jato de geração 4,5 com performance stealth limitada.
Um dos pontos que impedem o Boramae de ser um autêntico caça da quinta geração é o fato dele levar seus armamentos em pontos externos. Essa característica vai contra a filosofia dos caças furtivos, que conseguem diminuir significativamente sua assinatura radar ao “esconder” seus armas em compartimentos internos.
Segundo dados da KAI, a versão final do KF-21 terá peso máximo de decolagem de 25.400 kg e poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h).