A Lockheed Martin apresentou o quinto protótipo do novo caça de
ataque conjunto para o programa de testes, mas com significado
especial. A segunda aeronave de pouso e decolagem vertical F-35B
foi apresentado nas instalações de Fort Worth no Texas com a
denominação BF-4 este será o primeiro modelo a iniciar testes com
sistemas de missão.
Depois do primeiro voo em meados deste
ano, o BF-4 será usado para avaliar e certificar a sofisticada
suíte de sensores do F-35 incluindo o radar AESA APG-81 fabricado
pela Northrop Grumman, o sistema tático eletroótico de aquisição de
alvos da Lockheed, os sistemas de guerra eletrônica da BAE Systems
e o armário de aviônicos.
O protótipo VSTOL será o primeiro a testar também o software
desenvolvido que possui sete milhões de linhas de código em seu
computador de bordo. O BF-4 começará a ser testado usando o
software com o código Bloco 0.5.
Mais duas aeronaves serão testadas em voo juntando-se ao protótipo
JSF BF-4.
Enquanto isso a Northrop iniciou ensaios em voo como primeira parte dos testes dos sistemas de missão empregando um 737 modificado para banca de experimento denominada CATBird.