Fechado há cinco meses para uma reforma, o Museu de Aviação e Ciência de Misawa, na prefeitura de Aomori, no Japão, será reaberto no próximo dia 20 de abril com uma importante novidade no acervo: o local é agora é casa do primeiro protótipo do jato executivo HondaJet.
O jato enviado ao museu é um protótipo de prova de conceito, que voou pela primeira vez em 3 de dezembro de 2003. O modelo foi fundamental nos testes dos motores turbofans HF118, projetado e construído pela própria Honda e que são montados numa configuração incomum sobre as asas. O último voo da aeronave em questão foi realizado em 2013.
“É um grande prazer ter a prova de conceito da HondaJet em exibição permanente no Museu de Aviação e Ciência de Misawa no Japão”, disse o presidente e CEO da Honda Aircraft, Michimasa Fujino. “Com esta aeronave, provamos a configuração inovadora do suporte de motor sobre as asas e outras tecnologias avançadas exclusivas do HondaJet. Esperamos que muitas pessoas visitem o museu e vejam o HondaJet pessoalmente e desejamos que a história do HondaJet possa inspirar a próxima geração de projetistas de aeronaves.”
Disponível no mercado desde 2015, o HondaJet vem despontando como um dos maiores sucessos da aviação executiva. O avião japonês foi o jato leve mais vendido do mundo em 2020, liderando o segmento pelo quarto ano consecutivo. Atualmente, mais de 170 unidades da aeronave estão em operação no mundo todo, incluindo quatro aparelhos no Brasil.