O Laboratório Aerospacial Nacional da Índia perdeu um dos dois
protótipos do programa Saras de estilo de motorização “pusher” em
acidente ocorrido em um dos testes em vôo. Os três tripulantes da
aeronave que comporta 14 passageiros, perderam a vida quando o
acidente ocorreu próximo a Bidadi próximo de Bangalore.
A aeronave foi completamente destruída
no acidente restando apenas o outro protótipo no programa
Saras.
O National Aerospace Laboratories disse que os pilotos da Força
Aérea Indiana perderam o controle do protótipo bimotor Sara
enquanto realizava um vôo de ensaios. A organização indiana
recentemente demonstrou o protótipo Sara no Aero Índia 2009 em
Bangalore. A imprensa divulgou que a força aérea realizava redução
de potência em um dos dois motores da aeronave no momento do
acidente.
A aeronave civil desenvolvida no país oriental voou pela primeira vez em maio de 2004 sofreu atraso de um ano em seu desenvolvimento. O projeto Sara assemelha-se cancelado Vector de estilo “pusher” de disposição dos motores da Embraer que também é equipado com turbo hélices Pratt & Whitney Canada PT6.
O Saras lembra o nósso EMBRAER/FMA CBA-123 feito em parceria com os Argentinos más que infelizmente pelo aumento do seu custo por unidade e a falta de interesse do mercado pelo mesmo foi cancelado,más deu uma grande ajuda no desenvolvimento do ERJ-145,este sim um grande sucesso até hoje com mais de 1.000 produzidos em diversas versões desde comerciais passando por jaots executivos e aeronaves militares.
Uma grande perda para a comunidade indiana que a anos tenta emplacar no mercado suas aeronaves que são muito boas por sinal más careçem de um marketing mais agressivo,pois os compradores em potencial duvidam da capacidade das aeronaves produzidas por este país. São aeronaves cujo desenvolvimento chega pérto de ser 100% nacional digamos que para cada aeronave indiana desenvolvida e produzida no pais 80% é made in India!
O caça monoposto Tejas e o treinador avançado Sitara são exemplos deste expoente. Fica aqui o respeito á familia indiana pela perda de seus entes queridos e grandes profissionais!
Tiago Silva
tiagosilva@dr.com