Os Embraer E190 da Alliance Airlines estrearam na QantasLink em maio, mas a maior companhia aérea da Austrália já está certa que os jatos regionais brasileiros são uma boa solução para atender suas rotas domésticas.
Por conta disso, a Qantas e a Alliance anunciaram nesta quinta-feira, 17, a expansão do acordo de leasing das aeronaves de 14 para 18 unidades.
Em fevereiro, a empresa australiana decidiu utilizar os E190 com 94 lugares para liberar os jatos Boeing 737-800 para outras rotas. Os três primeiros aviões começaram a voar no mês passado a partir de Adelaide e outros cinco Embraer serão repassados à QantasLink em outubro.
“Expandir nosso relacionamento de longa data com a Alliance nos dá acesso a um tipo diferente de aeronave sem gastar nenhum capital. O E190 é perfeito para conectar capitais e centros regionais. Seu tamanho, alcance e economia já nos permitiram iniciar sete novas rotas que não atendíamos com nossa frota existente”, disse Qantas Group CEO Alan Joyce.
A companhia aérea, no entanto, não revelou quando os 10 aviões remanescentes passarão a ser utilizados, mas disse que todos os jatos receberão a pintura da QantasLink em breve.
A Alliance Airlines é uma empresa voltada a voos charter e também ao wet lease na Austrália. Ela é a maior operadora do Fokker 100, jato regional holandês cuja fabricante faliu em 1997.
Por conta da falta de aeronaves disponíveis da Fokker, a Alliance elegeu os E-Jets como alternativa para ampliar sua frota em 2020. Em dezembro, a companhia adquiriu mais um lote de aeronaves de segunda mão, chegando a um total de 30 jatos.