A Qantas encerrou a ‘era 717’ no sábado, 26 de outubro, quando o último voo comercial do jato da Boeing foi concluído.
O voo que marcou a despedida da aeronave foi o QF1511 entre Sydney e Canberra. O Boeing 717 usado no voo final tem a matrícula VH-YQS e está configurado com 110 assentos em duas classes.
Segundo a empresa, o jato continuará disponível até meados de novembro, quando será de fato baixado da frota.
O Boeing 717 voa com o grupo australiano desde 2001 quando a subsidiária QantasLink assumiu a Impulse Airways. A aeronave operou também na Jetstar e cerca de duas dezenas passaram pela frota de ambas.
A220 é o substituto
“Hoje marca um momento significativo na aviação australiana com a icônica cauda em forma de T do 717 levando passageiros aos céus australianos pela última vez”, disse a CEO da QantasLink, Rachel Yangoyan.
Um dos jatos aposentados, VH-YQW, foi o último produzido pela Boeing nas instalações de Long Beach em 2006.
A QantasLink está substituindo o 717 pelo Airbus A220 do qual tem um pedido de 29 aeronaves, das quais quatro já entregues.
Além de mais econômico, o A220 pode levar até 137 passageiros em duas classes e voar distâncias muito maiores.