Qantas vai reativar todos os A380 e quer substituir velhos A330

Aérea australiana vai promover nova competição para escolher substituto dos A330
Durante a pandemia, Airbus A380 da Qantas ficaram guardados no deserto da Califórnia (Peter Lavender)

A Qantas confirmou nesta quinta-feira (25) que vai retomar os voos comerciais com todos os seus dez Airbus A380 até o final de 2023. Além disso, a companhia australiana fará uma competição para escolher um substituto para sua frota de A330.

Assim como outras empresas aéreas, a Qantas desativou sua frota de A380 com a queda da demanda durante a pandemia de COVID-19, o que gerou temores de que o maior jato de passageiros do mundo teria dificuldades para voltar aos céus.

No entanto, o retorno está sendo mais rápido do que o esperado e pode ser que haja demanda para novos superjumbos como o A380, como afirmou o chefão da Emirates.

A Qantas aposentou definitivamente apenas dois de seus 12 A380 por excederem os requerimentos atuais e voltou a operar cinco deles em julho deste ano. Os outros cinco A380 estão passando por atualização de cabine e devem voltar logo que estiverem prontos.

Outras companhias da  região, como Malaysia Airlines e Thai Airways, ainda não têm planos de reativar seus A380. No final de junho, cerca de metade da frota global de A380 estava operando.

Qantas vai subsituir frota de A330 (Qantas)

Boeing x Airbus

Com pedidos firmes feitos à Airbus para 20 A220-300s, 20 A321XLRs e 12 A350-1000s para o Projeto Sunrise, que vai oferecer voos superlongos com quase 20 horas de duração, a Qantas agora vai atrás de renovar a frota de A330. Seus dezoito A330-200 e dez A330-300 têm entre quatorze e dezoito anos e estão chegando ao final da vida útil.

Assim como fez para escolher os “narrowbodies”, a companhia australiana fará uma competição nos próximos 12 a 18 meses para a substituição dos A330. Na última competição promovida pela Qantas, a Airbus levou a melhor em um longo processo de análise que incluiu também o Boeing 737 MAX e o Embraer E2.

Os novos Airbus da Qantas começarão a chegar no final do ano que vem (Airbus)

Total
0
Shares
3 comments
  1. O A330neo tem larga vantagem sobre o 787 e o A350 por ser mais barato de adquirir e, muito provavelmente, de operar. A Boeing vai participar da concorrência sabendo muito bem que não chances.

  2. Na verdade a qantas vai optar pelo 787, pois ela já tem o avião na frota e não faria sentido algum a escolha pelo A330neo

Comments are closed.

Previous Post
Super Tucano e o KC-30 (Embraer)

Embraer busca novos clientes para o KC-390 e o A-29 na Ásia

Next Post

Boeing e Leonardo entregam quatro helicópteros MH-139A Grey Wolf para a Força Aérea dos EUA

Related Posts
Total
0
Share