A Qatar Airways estreou a internet de alta velocidade via satélite da Starlink para seus passageiros. O primeiro jato a oferecer o serviço gratuito foi um Boeing 777, que fez um voo de Doha (Catar) para Londres (Inglaterra) na última terça-feira (22).
Além dele, a Qatar pretende disponibilizar mais onze Boeing 777-300 com Starlink até o final de 2024 e expandir o serviço para toda a sua frota do modelo até o fim de 2025, um ano antes do previsto.
Já a frota de Airbus A350 começa rá a a receber a internet de alta velocidade em junho do próximo ano.
A Starlink é operada pela companhia aeroespacial SpaceX, ambas pertencentes ao bilionário Elon Musk. A empresa tem a primeira e maior constelação de satélites em órbita baixa da Terra.
Assim, oferece internet de alta velocidade em todo o mundo, inclusive sobre oceanos e outras localidades remotas antes inacessíveis por sinais de celular ou Wi-Fi tradicionais, inclusive jatos se deslocando a 35.000 pés de altura.
Segundo a Qatar, a Starlink a bordo vai permitir que seus passageiros se mantenham conectados com amigos e familiares, assistam a seus entretenimentos favoritos via streaming, vejam esportes ao vivo, joguem online ou trabalhem de maneira eficiente.
A Qatar não é a primeira companhia aérea a oferecer Starlink para seus passageiros, mas a pequena JSX Airlines , que faz voos “semi-privados”, já usa a tecnologia desde 2023 em 30 jatos Embraer ERJ 135 e ERJ 145.
Outra empresa aérea que aderiu à rede de Musk é a United Airlines, que terá a internet de alta velocidade em sua frota a partir de 2025.