A Airbus entregou nesta terça-feira (20), em sua sede em Toulouse, na França, a primeira unidade do novo jato A350-1000, o maior modelo da família A350 XWB. O operador de lançamento da aeronave é companhia aérea Qatar Airways, do Catar, hoje o maior cliente do A350, com 76 aviões encomendados, e também o maior comprador do modelo -1000, com 37 unidades encomendadas – a empresa já opera 20 jatos A350-900.
O A350-1000 recebido pela Qatar é o primeiro equipado com a nova classe executiva “Qsuite Business Class”, com 46 assentos, ou “suites” como diz a companhia (confira no vídeo abaixo). A cabine é complementada pela classe economica com 281 assentos. Comparado ao A350-900 padrão da companhia do Catar, o novo modelo leva 44 passageiros a mais.
“A Qatar Airways sempre exige o melhor para seus clientes, por isso é certo que somos a primeira companhia aérea a operar o Airbus A350-1000″, disse o chefe do executivo do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker. ” Esta notável aeronave de última geração se tornará uma parte importante da frota da Qatar Airways e nos manterá à frente da curva, permitindo que continuemos a oferecer aos nossos passageiros excelentes níveis de conforto e serviço “.
“O A350-1000 é a aeronave ideal para receber o lendário serviço ao cliente da Qatar Airways. Com a sua maior capacidade em comparação ao A350-900, o novo modelo de fuselagem larga desempenhará um papel importante na rotas de longa distância mais movimentadas da companhia e contribuirá para fortalecer sua posição na vanguarda do setor de aviação”, afirmou Fabrice Brégier, diretor de operações e presidente da Airbus.
Brégier ainda aproveitou a cerimônia de entrega do primeiro A350-1000 para anunciar sua despedida pública do grupo Airbus. O agora ex-presidente do grupo europeu ocupou o cargo nos úlimos 11 anos.
Super A350
O novo Airbus A350-1000 é um dos maiores aviões de todos os tempos. Considerando apenas seu comprimento, de 73,7 metros, o jato europeu ocupa a sexta posição entre os maiores aviões que já voaram, superando até mesmo o gigante A380, que mede 72,7 m – mas tem fuselagem com dois andares e pesa 267 toneladas a mais.
A configuração de cabine escolhida pela Qatar, para 323 passageiros, nem de longe é capacidade máxima do A350-1000. Segundo a Airbus, o avião foi projetado para transportar até 440 passageiros. Ainda de acordo com a fabricante, o modelo pode decolar com peso máximo de 308 toneladas, sendo mais da metade apenas em combustível (156 toneladas), o que permite ao novo jato percorrer até 14.750 km.
#A350XWBtour:
? 35,000 nautical miles in 12 stops
⌚ approx. 87 flight hours
? 24 flights
???? 10,000 visitors
✈One aircraft: the #A350-1000 pic.twitter.com/B5DgarWjAW— Airbus (@Airbus) 18 de fevereiro de 2018
Até o momento a Airbus recebeu 169 pedidos pelo A350-1000 de 12 companhias aéreas de oito países. Uma delas é o grupo Latam Airlines, com 12 unidades encomendadas. Outras empresas que encomendaram o novo jato são a Etihad Airways, British Airlines e Virgin Atlantic. O novo jato europeu é avaliado em US$ 366,6 milhões, cerca de R$ 1,1 bilhão.
Veja mais: Conheça os maiores aviões do mundo