Qatar Airways ‘se vinga’ da Airbus com pedido potencial de 100 aviões da Boeing

Acordo inclui o primeiro pedido do 777-8 Freighter, novo cargueiro da fabricante, e foi anunciado durante encontro entre os chefes de estados dos EUA e Qatar
Qatar Airways tem 34 pedidos do cargueiro 777-8F
Qatar Airways tem 34 pedidos do cargueiro 777-8F (Boeing)

A Qatar Airways anunciou uma encomenda de até 50 777-8 Freighter, nova variante de carga lançada pela Boeing como um substituto para o 777F. O anúncio ocorreu durante visita do Emir do Qatar ao presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (31) na Casa Branca.

Cliente lançadora do novo modelo, a Qatar fechou um acordo para 34 pedidos firmes do cargueiro 777-8F além de 16 opções de compra – a primeira entrega da aeronave deve ocorrer em 2027.

“A Boeing tem uma longa história de construção de aeronaves cargueiras líderes de mercado e a Qatar Airways tem a honra de ter a oportunidade de ser a cliente de lançamento do 777-8 Freighter, uma aeronave que não apenas nos permitirá aprimorar ainda mais nossa oferta de produtos para nossos clientes, mas também nos ajudam a atingir nossos objetivos para entregar um futuro sustentável para nossos negócios”, disse Akbar Al Baker, CEO da Qatar.

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A companhia aérea antecipou os primeiros detalhes técnicos do 777-8F, baseado na versão de maior alcance da aeronave. O novo jato será capaz de transportar 118 toneladas de carga a uma distância de 8.167 km.

A encomenda inclui a conversão para a variante de carga de 20 dos 60 777X de passageiros já fruto de um pedido anterior. A Qatar afirmou ainda que encomendou mais dois 777F, modelo hoje em produção.

Boeing 737 MAX 10

737 MAX 10 no lugar do A321neo

A Boeing e a Qatar também assinaram um Memorando de Entendimento para uma encomenda firme de até 50 737 MAX 10, a maior variante do jato de corredor único, sendo 25 pedidos firmes e 25 opções de compra.

Não por acaso, o total de 737 MAX é equivalente ao pedido fechado com a Airbus para 50 A321neo e que foi desfeito pela fabricante europeia após a polêmica a respeito dos problemas de degradação da pintura de partes dos A350 da Qatar.

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  1. Pedido firme mesmo só 39 aeronaves (25 B737MAX10 e 14 B777XF), o resto é conversão de pedidos e opções! E na realidade o negócio não deve ter sido bom pra nenhuma das duas…
    B777XF:

    • QR já tinha feito um pedido maior que sua necessidade do 777-9 e do 777-8, finalmente encontrou a possibilidade de redução do pedido sem ter que pagar multa.
    • o B777-9 já está quase 3 anos atrasado e segue tendo vários problemas na certificação. O B777-8 ainda nem voou!! O B777XF é baseado no B777-8… a pergunta que fica no ar é: Tem certeza que a Boeing vai entregar no prazo? O mercado aposta que não!!

    B737MAX10:

    • Outro fiasco que tb nem voou ainda, e que comparado com o A321NEO perde em todos os pontos… especialmente em MTOW!! para uma companhia do QATAR esse ponto é extremamente critico!!
    • A Boeing aqui certamente fez um desconto fabuloso… mas a pergunta que tb fica no ar é: Quando é que o B737MAX10 vai ter todos seus problemas sanados e qual é a sua real performance!!

    Ou seja, os dois estão com uma mão na frente e outra atras.

  2. O 777-9 deverá ser certificado até o fim deste ano ou no início de 2023, o 777-8F tem previsão de ser certificado até 2027 e o 737-10 Max, mesmo sendo menor e com menor alcance que o A321neo, deverá ser competitivo em determinadas rotas pois é mais leve que o avião “francês” e todos os seus problemas já foram solucionados pois já foi recertificado. Aliás, a certificação de uma aeronave ficou ainda mais rigorosa e todo o processo deverá ser ainda mais extenso, demorando mais tempo que o habitual. A fabricante norte-americana aprendeu duramente a lição, parece (é uma suposição) que seus atuais executivos estão mais humildes do que seus antecessores enquanto que seus congêneres franceses estão mais arrogantes do que nunca. Onde já se viu cancelar unilateralmente um pedido e não reconhecer os problemas do A350, aliás, não é somente as aeronaves da Qatar que vem apresentando essas delaminações do revestimento externo. Quanto ao desempenho do 737-10 Max, vamos esperar pela sua certificação.

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