Uma cena inesperada ocorreu na semana passada no Aeroporto de Portland, nos EUA. Um Boeing 737 MAX 8 com a pintura da Qatar Airways decolou em 17 de fevereiro rumo à Moses Lake.
O ponto é que a Qatar Airways não é cliente oficial do MAX 8 e sim do MAX 10, do qual encomendou 25 aeronaves com opção para adquirir mais 25 deles. A variante, no entanto, só deverá entrar em operação em 2024.
Com a matrícula provisória N1780B, o 737 MAX 8 foi flagrado pelo spotter Quentin Larsen dias após a aeronave ter sido vista com a pintura parcial da Qatar.
Segundo o Scramble.nl, a Qatar Airways teria fechado um acordo de leasing com a ALC para receber oito Boeing 737 MAX 8 que deveriam ter sido entregues à S7 Airlines, companhia aérea russa afetada pelas sanções do Ocidente após a invasão à Ucrânia.
One of @qatarairways First maxes departing #pdx after getting painted. pic.twitter.com/Bk986YGouc
— Quentin Larsen (@lonewolf2122) February 17, 2023
Outro 737 MAX 8 também teria sido visto em Portland recebendo a pintura da companhia aérea do Catar.
A empresa tem uma frota pequena de jatos de fuselagem estreita, composta por 29 Airbus A320 com média de idade de quase 11 anos.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Recentemente, a Qatar entrou em um acordo amigável com a Airbus após uma disputa judicial a respeito do desgaste prematuro da superfície de parte dos seus A350.
Com isso, a fabricante reativou a encomenda de 50 A321neo que havia sido cancelada em meio aos desentendimentos entre as duas empresas.
Curiosamente, a Qatar já encomendou o 737 MAX 8 no passado, mas repassou os jatos para a Air Italy, companhia aérea que acabou falindo em 2020.