A Qatar Airways será a primeira grande companhia aérea global a retomar voos para a Síria após a queda do ditador Bashar al-Assad em dezembro passado.
A cempresa sediada em Doha anunciou que voará três vezes por semana para Damasco a partir de 7 de janeiro. A aeronave a ser usada será o Airbus A330-200.
A Qatar Airways deixou de voar para a Síria em março de 2012, em meio à guerra civil que assolou o país. O retorno ocorre semanas após rebeldes terem tomado o poder enquanto al-Assad fugia para a Rússia.
“A Qatar Airways está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades relevantes para garantir que todos os padrões operacionais, de segurança e proteção necessários sejam atendidos antes do relançamento”, afirmou a empresa.
“Temos o prazer de retomar os voos para Damasco, um destino de grande importância histórica e cultural. Este anúncio ressalta nossa dedicação em promover a conectividade e facilitar as viagens para nossos passageiros”, disse o Eng. Badr Mohammed Al-Meer, CEO da Qatar.
O Catar tem assumido um papel de negociador em meio a vários conflitos no Oriente Médio. Por isso a decisão do retorno da companhia aérea faz parte de uma estratégia para normalizar as relações com o país árabe.
Atualmente, poucas companhias aéreas mantém voos regulares de Damasco, entre elas a Syrian Air, UR Airlines, a Cham Wings Airlines e a cargueira Taquan Air.