Quais eram as maiores empresas aéreas do mundo em 1958? Uma brasileira estava no Top 10

Ranking de passageiros transportados há 65 anos trazia quatro companhias hoje extintas entre as 10 mais
Boeing 707 da Pan Am (Mike Freer)

O ano de 1958 foi emblemático para aviação mundial, com o lançamento definitivo das operações por aviões a jato, com os Boeing 707 da PanAm e os Comet IV da BOAC no Atlântico Norte. Na época, o tráfego aéreo crescia constantemente e a aviação vivia um período de bonança, com avanços tecnológicos em um espaço tão curto de tempo.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Um ano depois, a renomada revista inglesa Flight International publicou um ranking das empresas aéreas que mais transportaram passageiros em 1958. A referência veio dos dados da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO). Nota-se que as empresas aéreas que compunham o bloco soviético não participaram do ranking.

O parâmetro utilizado pela revista foi o de passageiros transportados em um ano. Há outras formas de classificação, como frota, faturamento, passageiros por km, entre outros, portanto o ranking é apenas uma das referências para mensurar o tamanho das companhias aéreas.

Assim como hoje, a American Airlines era a maior empresa aérea do mundo, com 7.334.426 passageiros transportados em 1958. A demanda, no entanto, equivale a somente 3,67% do número de passageiros que a companhia dos EUA transportou em 2022 (199,3 milhões de pessoas ).

De Havilland Comet da BEA (Clinton Groves)

Em seguida apareciam outras companhias aéreas norte-americanas: United Airlines, TWA, Capital Airlines e Delta Airlines. Dessas, a Capital não foi muito longe já que acabou incorporada pela United em 1961.

A predominância das empresas aéreas dos EUA se explicava pelo avanço mais veloz do transporte aéreo no país, mais acessível que em outras regiões do mundo. Nessa época, por exemplo, American, United e Delta focavam basicamente no mercado doméstico, ignorando as rotas internacionais, que eram dominadas pela Pan Am e TWA.

Completavam o Top 10 a TransCanada Airlines (precursora da atual Air Canada), a British European Airways – BEA (que seu juntou à BOAC para formar a atual British Airways), a Pan American World Airways, Air France e, quem diria, a brasileira REAL, com 2.178.670 passageiros transportados.

American Airlines era a maior companhia aérea do mundo quando introduziu o Boeing 707-123, em 25 de janeiro de 1959. Foto: Bill Larkins via Wikimedia Commons.

As empresas da América Latina tiveram destaque na lista, principalmente por elas terem sido menos afetadas que as europeias após a Segunda Guerra Mundial e pela região passar por um período de crescimento econômico constante. Entre as 50 maiores do mundo, onze eram latinas, inclusive quatro brasileiras (REAL, VARIG, Cruzeiro do Sul e Panair do Brasil).

A REAL não era apenas a maior empresa aérea brasileira, mas a maior do mundo fora do eixo EUA-Europa. Foto: San Diego Air and Space Museum Archive via Wikimedia Commons.

A lista mostra o quanto mudou as companhias aéreas, que eram vistas como representantes do estado e, portanto, com apoio político e financeiro. Das 50 principais do ranking, 28 empresas foram fechadas ou fundidas, em um processo contínuo nos últimos 30 anos de criação de megacarriers, conglomerados multinacionais que tem sob seu guarda-chuva diversas empresas aéreas.

POSIÇÃO
EMPRESA
PASSAGEIROS 
PAÍS
1 American Airlines 7.334.426 EUA
2 United Airlines 6.894.125 EUA
3 Trans World Airlines – TWA 4.723.159 EUA
4 Capital Airlines 3.541.292 EUA
5 Delta Airlines 2.840.390 EUA
6 TransCanada Airlines 2.775.781 Canadá
7 British European Airways – BEA 2.760.147 Inglaterra
8 Pan American World Airways 2.656.326 EUA
9 Air France 2.400.700 França
10 REAL 2.178.670 Brasil
11 Braniff International Airways 2.147.653 EUA
12 Eastern Airlines 1.664.561 EUA
13 Northwest Orient Airlines 1.603.300 EUA
14 Scandinavian Airlines System – SAS 1.525.414 Dinar./Nor./Suécia
15 Swissair 1.058.715 Suíça
16 Avianca Colombia 1.048.748 Colômbia
17 Western Airlines 970.498 EUA
18 Northeast Airlines 957.961 EUA
19 SABENA 954.630 Bélgica
20 KLM – Royal Dutch Airlines 910.880 Holanda
21 Continental Airlines 853.931 EUA
22 TransAustralia Airlines 851.422 Austrália
23 Ansett-ANA Australian National Airways 833.536 Austrália
24 Mexicana de Aviación 554.502 México
25 Lufthansa 550.114 Alemanha Ocidental
26 VARIG 533.246 Brasil
27 NZ National Airlines 529.567 Nova Zelândia
28 Indian Airlines 528.764 Índia
29 Philippine Airlines 481.959 Filipinas
30 Allegheny Airways 475.852 EUA
31 British Overseas Airways Corp. – BOAC 465.263 Inglaterra
32 Garuda Indonesia Airways 463.501 Indonésia
33 Aerolíneas Argentinas 463.021 Argentina
34 Japan Air Lines 454.744 Japão
35 Mohawk Airlines 453.765 EUA
36 AerLingus 449.764 Irlanda
37 Cruzeiro do Sul 443.767 Brasil
38 Hawaiian Airlines 409.053 EUA
39 Aero O/Y 394.935 Finlândia
40 Türk Hava Yollaari – THY Turkish Airlines 393.018 Turquia
41 Pacific Southeast Airlines – PSA 375.718 EUA
42 Panair do Brasil 349.736 Brasil
43 British Air Services – BAS 343.168 Inglaterra
44 Avensa 332.515 Venezuela
45 Cubana de Aviación 325.243 Cuba
46 Línea Aeropostal Venezoelana – LAV 318.324 Venezuela
47 Olympic Airways 314.712 Grécia
48 Air Algerie 302.915 Argélia
49 South African Airways 302.101 África do Sul
50 Línea Aérea Nacional de Chile – LAN Chile 290.388 Chile

Total
0
Shares
Previous Post

Airbus A220 em voos transatlânticos? É o que quer o dono da Azul

Next Post

Primeiro cliente na Ásia: jato Embraer C-390 é escolhido pela Coreia do Sul

Related Posts
Total
0
Share