No final de julho, a LOT Polish Airlines recebeu seu primeiro E195-E2 de um acordo para três aeronaves da Embraer assinado com a arrendadora Azorra em maio.
A entrega em tempo recorde foi possível porque os três jatos já estavam em processo de fabricação como parte de outro acordo, acertado entre a Azorra e a companhia aérea malaia SKS Airways, mas que acabou frustrado.
A entrega à LOT foi simbólica para a família E-Jet, que já acumula mais de 2 mil aeronaves vendidas em duas décadas. A companhia aérea polonesa foi justamente a cliente de lançamento do jato regional, tendo recebido um E170 em 2004.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Embora não tenha vendas tão volumosas quanto às da primeira geração, os E2 estão aos poucos ganhando o mundo e já voam em todos os continentes.
Com a LOT Polish Airlines, há agora 14 operadores dos E2 globalmente. Na soma de todas as aeronaves entregues já estão em serviço 125 jatos além de um E190-E2 prestes a ser repassado, ao que tudo indica, à Placar Linhas Aéreas.
Das duas variantes em serviço, o E195-E2 se sobressai com 103 aeronaves entregues enquanto o E190-E2 responde pelos 23 jatos restantes.
No Canadá está o maior cliente do E2, a Porter Airlines que tinha uma frota de 37 E195-E2 até o começo de agosto. Ela é seguida pela Azul Linhas Aéreas, com 23 aeronaves do mesmo tipo.
Na Europa estão outros dois grandes operadores da família, a KLM Cityhopper (18 aviões) e a Helvetic Airways, que voa com o E190-E2 e o E195-E2.
A seguir vem a Binter Canarias que tem expandido sua frota atualmente com 10 E195-E2.
Três novos clientes a caminho
Na Ásia a Air Astana, do Cazaquistão, tem cinco E190-E2, enquanto a Scoot, de Cingapura, conta com os dois primeiros aviões do mesmo modelo. Perto dali está um único E190-E2 que faz voos fretados com o Pionair na Austrália.
Na África, por enquanto, os E2 voam com a Air Peace, da Nigéria, que tem cinco deles na frota. E no Oriente Médio a Royal Jordanian já está com quatro E2, dois E190-E2 e dois E195-E2.
No continente europeu há ainda a TUI fly Belgium com três E195-E2 arrendados, a norueguesa Widerøe, cliente de lançamento dos E2, e a LOT, que terá três E195-E2 ainda neste ano.
Por fim há o E190-E2 da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que atende as viagens do time de futebol.
Há outros clientes a caminho, no entanto. A Embraer deverá entregar no futuro jatos para a Salam Air, Luxair e Mexicana de Aviación.
Sem dúvidas houve nítidamente uma mudança de postura, Governo Lula por meio do BNDES/APEX/Itamaraty estão trabalhando as vendas e promoção internacional do KC 390/E2 e os frutos rapidamente afloraram. Entre 2018-22 não esqueçamos que tentou-se dilapidar a Embraer(venda das Golden Share para Boeing), o que seria uma tragédia sem precedentes . Isso é inegável e não adianta alegar que “venderam” aviões para Hungria que é uma ditadura “de direita” e insignificante na União Européia. Voltamos a brigar como iguais (KC 390) perante Lockheed(C130), Boeing, Airbus, ainda com nossas limitações a Embraer é significativa estrategicamente!
Quanta asneira em tão poucas palavras. Típico comentário de mortadela.