A Embraer tem como piso da meta de 2024 entregar 72 aviões comerciais, mas o 1º trimestre pode não ter sido um bom começo. Segundo registros não oficiais do Planespotters, a fabricante teria entregue sete jatos entre janeiro e março.
Até o dia 18 de março, apenas um avião havia sido enviado à Royal Jordanian, mas a Embraer despachou outras seis aeronaves nos últimos dias do mês.
No fim, além do E195-E2 da Royal Jordanian, foram entregues três outros jatos do tipo para a Porter Airlines, que agora tem 32 deles na frota, além de outros três E175 para a Horizon Air e Envoy.
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Se forem confirmados, os sete jatos representam o mesmo número entregue no 1º trimestre de 2023. Ou seja, para atingir a base da meta será preciso entregar ao menos 65 aeronaves comerciais no restante do ano.
Número de série | Data | Modelo | Operador | Registro | Pintura |
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17000961 | 20/03/2024 | E175 | Horizon Air | N663QX | Alaska Air |
17000962 | 25/03/2024 | E175 | Envoy Air | N313BS | American Eagle |
17000963 | 26/03/2024 | E175 | Horizon Air | N664QX | Alaska Air |
19020121 | 18/03/2024 | E195-E2 | Porter Airlines | C-GZQZ | |
19020122 | 26/03/2024 | E195-E2 | Porter Airlines | C-GKXA | |
19020123 | 22/01/2024 | E195-E2 | Royal Jordanian | JY-REB | |
19020126 | 28/03/2024 | E195-E2 | Porter Airlines | C-GKXF |
A meta mais otimista, no entanto, é bem mais difícil: são precisos 73 jatos, ou nove a mais do que foi entregue durante todo o ano de 2023.
A produção de aeronaves tem sido afetada por problemas na cadeia de suprimentos, sobretudo motores. Sem componentes, as clientes têm de esperar mais tempo até conseguir receber suas aeronaves.
A Embraer espera repetir o domínio da nova série E2 neste ano. Em 2023, eles tiveram 39 entregas, 20 a mais do que em 2022 e superando pela primeira vez os E1.