O quarto cargueiro Boeing 737-800BCF da Gol entrou em operação nesta quinta-feira, 13. A aeronave de matrícula PS-GFD decolou do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Porto Alegre, onde pousou às 7h30.
Como ocorre com os outros três 737 de carga recebidos pela companhia aérea a partir de setembro do ano passado, o novo jato presta serviços para o Mercado Livre, plataforma de comércio eletrônico fundada na Argentina.
A aeronave, no entanto, recebeu uma pintura em tons de azul e amarelo, em que destaca o produto Mercado Pago, um banco digital do grupo.
A parceria entre a Gol e o Mercado Livre envolve seis aeronaves cargueiras, sendo que as duas pendentes serão entregues ainda em 2023.
O Mercado Livre também utiliza os serviços da Azul, que converteu alguns E195 de primeira geração numa configuração cargueira mais simples e que pode ser revertida.
O 737-800 PS-GFD é um velho conhecido da Gol. A aeronave foi recebida da Boeing em 2008 via leasing, quando ostentava o registro PR-GGD.
O jato ainda teve uma rápida passagem pela extinta Webjet antes de voltar a operar pela Gol até outubro de 2022, quando saiu de operação para ser convertido para o padrão BCF (Boeing Converted Freighter).
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Nessa configuração, a aeronave é capaz de transportar até 24 toneladas de carga, para isso recebendo uma porta larga dianteira e reforço no piso principal para receber containers e paletes.
Segundo a Gol, a frota de quatro 737-800BCF atende as bases de Brasília (BSB), Fortaleza (FOR), Recife (REC), São Luís (SLZ), Teresina (THE) e Porto Alegre (POA), a fim de reduzir o tempo de entrega dos produtos do Mercado Livre.