Fim do mistério: os quatro jatos Airbus A340 que “desapareceram” no Irã no fim de dezembro foram compradas pelo governo iraniano. A aquisição das aeronaves foi confirmada pela Administração de Aviação Civil do país no Golfo Pérsico, a despeito dos embargos dos EUA que impedem a venda de aviões comerciais às empresas aéreas iranianas.
Em 24 de dezembro de 2022, os quatro A340 chamaram atenção ao decolarem com alguns minutos de diferença do aeroporto internacional de Johanesburgo, na África do Sul, onde eles estavam armazenados desde 2020. No plano de voo original, o destino das aeronaves, que decolaram portando registros de Burkina Faso, era o Uzbequistão. Porém, ao sobrevoarem o Irã, o quarteto desapareceu das plataformas de rastreamento de voo.
A confirmação de que os aviões pousaram no Irã veio à tona dias depois depois, quando imagens de satélites mostraram os jatos estacionados no Aeroporto Internacional de Mehrabad, em Teerã. Logo depois, em 29 de dezembro de 2022, a Administração de Aviação Civil do Irã confirmou que as aeronaves foram adquiridas para serem empregadas por uma companhia aérea do país. Detalhes sobre a condução do acordo não foram divulgados.
JUST IN: Visual confirmation that the 4x ex-Turkish Airlines (red tail and wing tips) Airbus A340-300 from 🇿🇦Johannesburg arrived to 🇮🇷Mehrabad International Airport in Tehran, Iran.
Confirming identification, Sentinel-2 imagery shows that they were only recently parked here. https://t.co/cMNLyHCuhg pic.twitter.com/eyWVF4JZcW
— Gerjon | חריון | غريون | ኼርዮን (@Gerjon_) December 29, 2022
O órgão de aviação do Irã ainda não revelou para qual empresa aérea local os A340 serão destinados. A suspeita, no entanto, recaí sobre a Mahan Air, que atualmente é a única companhia do país que opera o antigo quadrimotor da Airbus.
Irã tem frota de aviões comerciais do passado
Por conta dos embargos econômicos, o transporte aéreo no Irã depende de uma frota de aviões já bastante antigos. Grandes empresas do país, como Iran Air, Kish Air e Mahan Airlines operam jatos que praticamente já deixaram de voar no Ocidente como o Boeing 747-200, Fokker 100 e o Airbus A340, que tem no país do Golfo Pérsico um de seus últimos refúgios.
Os aviões comerciais mais novos em uso no país são justamente a última leva de jatos Airbus e turboélices ATR que foram autorizados a serem entregues à Iran Air entre 2016 e 2018. Nessa época, a venda das aeronaves foi liberada por Barack Obama, ex-presidente dos EUA que tinha Joe Biden como vice. Porém, em 2019, sob a administração de Donald Trump, Washington voltou a subir as barreiras econômicas contra o Irã e assim permanecem até hoje.