Pela primeira vez, metade de uma nova equipe de astronautas em treinamento da NASA é formada por mulheres. Não são só isso, as quatro candidatas têm chances de embarcar na primeira viagem do homem (ou das mulheres) à Marte, prevista para daqui 15 anos.
As participantes do programa têm currículos que muitos “marmanjos” não chegam nem perto. Anne McClain, 36 anos, e Chistina Koch, combateram com as forças armadas dos Estados Unidos no Iraque: a primeira é piloto de helicóptero e a segunda comanda jatos de combate. Já Nicole Mann, 38, e Jessica Meier, 37, são conceituadas exploradoras da Antártica, com experiência em mergulho no gelo e longas estadias em ambientes hostis.
“Marte pode ensinar-nos tanto sobre o passado, presente e futuro do nosso próprio planeta”, contou Jessica Meir, ao site da Glamour. “Para ir a Marte vou pedir à minha família e amigos para fazerem pequenas surpresas para serem abertas em determinadas datas”, planeja Christina Hammock Koch.
Caso for aprovada, Anne McClain disse que levará o macaco de pelúcia do filho, enquanto Jessica Meir admitiu que precisa de música: “Red Hot Chili Peppers e tentar ter acesso ao New York Times”.
A primeira viagem tripulada para Marte pode durar de seis a nove meses e será o maior desafio da NASA (e também o mais perigoso). Além do longo período de isolamento, os astronautas terão de lidar com efeitos da falta de gravidade, que causa perda óssea e muscular, além dos perigos da exposição a radiação solar. Sem falar no pouso do módulo no planeta vermelho.
Os astronautas aprovados no programa poderão embarcar na espaçonave Orion, que deve realizar uma série de missões de testes tripulados e não-tripulados antes de seguir para a longa viagem até Marte, como voos orbitais e ao redor da Lua.
Fonte: Glamour, Norte Verdadeiro
Veja mais: As espaçonaves do século 21