A política de exportação do Departamento de Defesa dos Estados
Unidos para radares de varredura eletrônica conhecidos como AESA
está passando por uma nova onda especialmente para o mercado de
modernização dos Lockheed Martin F-16. A Northrop Grumman confirmou
que o DoD aprovou a divulgação de detalhes até então sigilosos até
o final do ano passado, disponibilizando informações sobre hardware
e dados técnicos do sistema de radar tático e sobrevivência da
aeronave.
A empresa continua a desenvolver o novo
sensor AESA – o Scaleable Agile Beam Radar (SABR) – para fornecer
modernização ao mercado de F-16. A fase de dois anos de validação
culminaram no fim do ano passado com a finalização dos voos te
testes a bordo de um jato Sabreliner modificado com um radome e
controles instalados no cockpit. A Northrop e a USAF estão em
processo de seleção de um modelo avançado para o F-16 que está
sendo testado como versões iniciais de produção do SABR.
Os voos de ensaios são esperados para ser realizados antes do
final do ano. Versões mais recentes do F-16 como os blocos 50/52
devem ser modernizadas em função das limitações de integração do
novo radar com as antigas versões.
Nunca um F-16 transportou tantas caixas de aviônicos, necessitando
de mais fornecimento de energia ao pacote além de sistema de
resfriamento para estes sistemas.
O Northrop SABR é um quase solitário competidor a não ser seu concorrente Raytheon Advanced Combat Radar que também está sendo oferecido para a modernização dos F-16 com uma eventual entrada da Lockheed.