A companhia aérea Qantas colocará um ponto final na carreira do Boeing 717 ainda neste mês, informou a empresa australiana.
O plano de aposentar o jato já havia sido revelado no ano passado, desde que a Qantas se preparava para receber seu primeiro Airbus A220.
Atualmente, a empresa aérea tem quatro dessas aeronaves fabricadas no Canadá em sua frota e um quinto jato chegará em novembro.
Além de mais econômicos, os A220-300 podem transportar 137 passageiros em duas classes (10+127) enquanto o 717 leva apenas 110 pessoas.
O novo Airbus também tem 20% a mais de espaço nos bagageiros, sistema Wi-fi gratuito, tomadas USB e assentos mais confortáveis.
Boeing 717 voando apenas nos EUA
A Qantas operou 23 jatos 717 até hoje e apenas dois deles estavam ativos em outubro, com as matrículas VH-YQS e VH-YQW.
Com o fim dos voos comerciais na Austrália, o Boeing 717 só continuará na ativa nos Estados Unidos, com a Delta Air Lines e a Hawaiian Airlines.
A companhia sediada em Atlanta possui uma enorme frota de 88 aeronaves enquanto a transportadora havaiana mantém 19 Boeing 717 ativos.
O jato comercial é na verdade o McDonnell Douglas MD-95, que foi rebatizado quando a Boeing adquiriu a companhia em 1997. Apenas 156 aeronaves foram fabricadas até 2006.