Um jato Legacy 600, da Embraer, foi a aeronave escolhida pelo Rei Charles III, do Reino Unido, para o voo de retorno da Escócia para Londres nesta sexta-feira, 09. O novo monarca assumiu o trono após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos.
Imagens do rei embarcando no jato executivo de matrícula G-LEGC foram vistas nesta manhã no Aeroporto de Aberdeen, local usado pela família real para chegar ao Castelo de Balmoral, de residência de verão da rainha.
O voo decolou às 11h24, horário local, com direção à base aérea da Royal Air Force, em Northolt, na região oeste de Londres. A base é usada pelos governantes britânicos em suas viagens internas e para o exterior.
Nesta semana o ex-primeiro ministro Boris Johnson e a nova premiê britânica, Liz Truss, partiram de Northolt para encontros com a Rainha Elizabeth durante a troca de cargo. Mas os dois políticos do partido Conservador utilizaram os novos jatos Envoy IV (Falcon 900LX), que substituíram os quadrimotores BAe 146.
Já o Legacy 600 usado por Charles III é uma aeronave mais antiga, com 15 anos de uso e que pertence à Luxaviation United Kingdom. Entregue em 2007 para a International JetClub, o avião brasileiro passou ainda pela espanhola Aerodynamics Malaga e London Executive Aviation antes de chegar à atual proprietária.