O primeiro A321XLR do mundo estava a caminho de Boston após decolar de Madri, na Espanha, nesta quinta-feira, 14. Trata-se do voo de longo alcance de estreia da aeronave da Airbus, que pode percorrer até 8.700 km sem escalas.
Como se sabe, a Iberia é a cliente lançadora do jato bimotor de fuselagem estreita. A companhia aérea espanhola terá oito dessas aeronaves em sua frota e pretende utilizá-las no lugar de widebodies, que são mais caros de operar.
A cidade dos EUA é o primeiro destino transoceânico do A321XLR e não exige um grande desempenho do jato já que são apenas 7 horas e 30 minutos de voo.
A Iberia vai expandir a malha aérea do Airbus em janeiro quando passar a voar para a Washington, também nos Estados Unidos.
Por enquanto, a empresa possui apenas o A321XLR de matrícula EC-OIL, recebido no final de outubro e que realizou alguns voos para Paris até a quinta-feira.
Embora possa levar até 240 passageiros, o novo avião da Iberia está configurado com 182 assentos, sendo 14 na executiva e que são do tipo “full flat” (viram cama), e 168 na econômica, equipados com telas de 12 polegadas 4K.
“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea do mundo a começar a voar o A321XLR. É um autêntico sucesso na indústria da aviação. Este novo modelo de aeronave nos permite fortalecer nossa rede e voar para novos destinos de forma eficiente e confortável para todos os nossos clientes”, assegura Marco Sansavini, presidente da Iberia.
Desafio à vista
O A321XLR traz boas novas para seus operadores já que é uma espécie de “rei da economia”, capaz de oferecer um custo baixo de operação e boa capacidade de passageiros.
Mas também é uma aeronave que ainda precisará passar pelo crivo dos passageiros, acostumados com os espaçosos widebodies.
Embora a variante A321LR já realize voos transatlânticos, seu novo ‘irmão’ poderá ir além, o que significa mais tempo dentro de um avião mais restrito.
Para permitir um serviço semelhante, a Iberia teve que instalar mais equipamentos na cozinha como um aquecedor de pão e de pratos, que mantém as propriedades dos alimentos, e uma máquina de café expresso capaz de preparar um café em menos de 35 segundos.
Espera-se que por fim, a eficiência de operação também signifique tarifas menores para os passageiros.