‘Rei da economia’, Airbus A321XLR estreia primeiro voo transatlântico

Aeronave da companhia aérea Iberia decolou de Madri, na Espanha, para Boston, nos EUA, assumindo lugar dos gigantes widebodies
O primeiro A321XLR da Iberia
O primeiro A321XLR da Iberia

O primeiro A321XLR do mundo estava a caminho de Boston após decolar de Madri, na Espanha, nesta quinta-feira, 14. Trata-se do voo de longo alcance de estreia da aeronave da Airbus, que pode percorrer até 8.700 km sem escalas.

Como se sabe, a Iberia é a cliente lançadora do jato bimotor de fuselagem estreita. A companhia aérea espanhola terá oito dessas aeronaves em sua frota e pretende utilizá-las no lugar de widebodies, que são mais caros de operar.

A cidade dos EUA é o primeiro destino transoceânico do A321XLR e não exige um grande desempenho do jato já que são apenas 7 horas e 30 minutos de voo.

A Iberia vai expandir a malha aérea do Airbus em janeiro quando passar a voar para a Washington, também nos Estados Unidos.

Tripulação do A321XLR da Iberia
Tripulação do A321XLR da Iberia

Por enquanto, a empresa possui apenas o A321XLR de matrícula EC-OIL, recebido no final de outubro e que realizou alguns voos para Paris até a quinta-feira.

Embora possa levar até 240 passageiros, o novo avião da Iberia está configurado com 182 assentos, sendo 14 na executiva e que são do tipo “full flat” (viram cama), e 168 na econômica, equipados com telas de 12 polegadas 4K.

“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea do mundo a começar a voar o A321XLR. É um autêntico sucesso na indústria da aviação. Este novo modelo de aeronave nos permite fortalecer nossa rede e voar para novos destinos de forma eficiente e confortável para todos os nossos clientes”, assegura Marco Sansavini, presidente da Iberia.

Classe executiva do A321XLR
Classe executiva do A321XLR

Desafio à vista

O A321XLR traz boas novas para seus operadores já que é uma espécie de “rei da economia”, capaz de oferecer um custo baixo de operação e boa capacidade de passageiros.

Mas também é uma aeronave que ainda precisará passar pelo crivo dos passageiros, acostumados com os espaçosos widebodies.

Embora a variante A321LR já realize voos transatlânticos, seu novo ‘irmão’ poderá ir além, o que significa mais tempo dentro de um avião mais restrito.

Assento da classe econômica
Assento da classe econômica

Para permitir um serviço semelhante, a Iberia teve que instalar mais equipamentos na cozinha como um aquecedor de pão e de pratos, que mantém as propriedades dos alimentos, e uma máquina de café expresso capaz de preparar um café em menos de 35 segundos.

Espera-se que por fim, a eficiência de operação também signifique tarifas menores para os passageiros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Caça Shenyang J-15D em voo durante o Zhuhai Air Show 2024. Pods de guerra eletrônica são claramente visíveis sob as asas e fuselagem central.

Marinha chinesa revela caça J-15D focado em guerra eletrônica

Next Post
J-35A em passagem baixa com pós-combustores ligados durante o Airshow China em Zhuhai

Caça J-35A exibe seus novos motores de desenvolvimento local em Zhuhai

Related Posts
Total
0
Share