‘Reis dos reis’: caça turco KAAN faz voo inaugural

Aeronave de combate de 5ª geração desenvolvida pela Turkish Aerospace decolou pela primeira vez na manhã desta quarta-feira, 21, e ficou apenas 13 minutos em voo
O 'todo-poderoso' KAAN decola pela primeira vez
O ‘todo-poderoso’ KAAN decola pela primeira vez (TAI)

O caça turco de 5ª geração KAAN, da Turkish Aerospace, realizou seu voo inaugural na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, relatou o governo do país.

Anteriormente conhecido como TF-X, o KAAN, nome associado a poder na língua local, é um projeto local destinado a substituir os numerosos caças F-16 da Força Aérea da Turquia.

Segundo a fabricante, o KAAN voou por 13 minutos, atingindo uma altitude de 8.000 pés e uma velocidade de 230 nós. A aeronave foi acompanhada em voo por um F-16D.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Turkish Aerospace pouco divulgou sobre os aspectos técnicos do caça, mas estima-se que possa atingir uma velocidade de Mach 1.8 e voar em uma altitude de 55.000 pés.

Caça usa motores F110 dos EUA (TAI)

A aeronave é equipada com dois turbofans F110-GE129 produzidos sob licença na Turquia pela TUSAŞ Engine Industries (TEI)

Numerosos programas militares em curso

O KAAN é mais um projeto local que está sendo desenvolvido com suporte do governo do presidente Recep Tayyip Erdoğan.

Além do caça de 5ª geração, a Turquia já realizou o voo inaugural do jato de treinamento avançado Hürjet, do helicóptero de ataque T929 e dos drones furtivos Kizilelma e Anka-3.

O programa TF-X ganhou impulso após os Estados Unidos vetarem o fornecimento de caças Lockheed Martin F-35A Lightining II em 2019.

A versão de ataque do Hürjet poderá transportar uma carga bélica de 3.000 kg (TAI)

Na época, o governo de Erdoğan havia fechado um acordo de aquisição de mísseis terra-ar S-400 com a Rússia, o que foi considerado inadmíssivel pela administração do então presidente dos EUA, Donald Trump.

Desde então, os Estados Unidos e a Turquia voltaram a se aproximar em meio à invasão russa à Ucrânia e a entrada da Suécia e Finlândia na OTAN.

Recentemente, o presidente Joe Biden concedeu aval para a fornecimento de 40 caças F-16 Bloco 70/72 à Turquia.

Total
0
Shares
Previous Post

Cargueiro Airbus A350F conquista novo cliente em Taiwan

Next Post

Emirates anuncia voo diário para Bogotá a partir de 3 de junho

Related Posts
Total
0
Share