República Tcheca aprova aquisição de 24 caças F-35 Lightning II

Aeronaves da Lockheed Martin serão entregues entre 2031 e 2035 e substituirão os 14 Saab Gripen C/D atualmente alugados
Caça F-35 da Dinamarca (GD)

O governo da República Tcheca anunciou a aprovação do plano de aquisição de 24 caças Lockheed Martin F-35A, disse o primeiro-ministro do país europeu Petr Fiala na quarta-feira (27).

O caça furtivo de 5ª geração deverá ter o primeiro exemplar concluído em 2029, quando os pilotos tchecos começarão a treinar nos EUA.

Em 2031 está prevista a entrega do primeiro F-35, com os demais jatos recebidos até 2035. Ele substituirão os 14 caças Gripen C/D que são alugados pela Saab.

“O F-35 está se tornando o padrão. Tem sido adquirido pela maioria dos países membros da Aliança do Atlântico Norte (OTAN), e neste caso também apostamos na segurança”, disse o primeiro-ministro.

“É um sistema que tem uma perspectiva mais longa do que outros tipos de aeronaves. Graças a ele, o exército poderá, após anos de várias soluções temporárias e do leasing de catorze aeronaves, garantir plenamente a defesa da República Checa e cooperar com os nossos aliados”, acrecentou Fiala.

Caça Gripen C da República Tcheca (CAF)

O Ministério da Defesa da República Tcheca ressaltou o fato de o F-35 ter uma frota crescente entre os aliados da OTAN, o que permite que informações sejam compartilhadas dentro de uma rede com mais de 600 aeronaves previstas e com grau elevado de dissuasão.

A Lockheed Martin tem garantido que o F-35 poderá se manter atualizado até pelo menos 2060, graças aos seus sistemas modulares e de código aberto.

Veja também: República Tcheca considera o Embraer KC-390 como favorito em concorrência

O governo também revelou os caças Gripen serão mantidos até 2035, embora o contrato de leasing se encerre em 2027.

O F-35 já está em operação ou foi selecionado por países europeus como Reino Unido, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Finlândia, Noruega, Grécia, Suíça, Dinamarca e Polônia

Total
0
Shares
Previous Post

Por que o BNDES empresta dinheiro para cias aéreas estrangeiras comprarem aviões da Embraer?

Next Post

“Airbus chinês” consegue megaencomenda de 100 jatos

Related Posts
Total
0
Share