República Tcheca e Embraer assinam contrato para dois C-390 Millennium

Aeronave brasileira foi escolhida pela Força Aérea Tcheca há exato um ano e será usada numa ampla gama de missões. Primeiro avião pode ser entregue já em 2025
O primeiro C-390 da República Tcheca pode ser entregue em 2025
O primeiro C-390 da República Tcheca pode ser entregue em 2025

Um ano e uma semana depois de anunciar a escolha do C-390 Millennium, a República Tcheca finalmente assinou um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão junto à Embraer.

A acordo foi ratificado três semanas após o governo do país aprovar uma verba estimada em R$ 2,7 bilhões para encomendar o jato.

Membro da OTAN, a República Tcheca pretende utilizar seus dois C-390 em missões como transporte tático de tropas, veículos e equipamentos, evacuação médica, combate a incêndios, gerenciamento de desastres, apoio humanitário e reabastecimento aéreo.

O país também é parceiro da Embraer na fabricação do Millennium por meio da Aero Vodochody, empresa que fabrica o bordo de ataque das asas, a rampa de carga, a seção traseira da fuselagem e as portas do avião e teve seu contrato expandido recentemente.

Os dois aviões também serão fornecidos com o sistema de combate a incêndios MAFFS II, que recentemente foi empregado pela FAB no Brasil.

Contrato de aquisição das duas aeronaves
Contrato de aquisição das duas aeronaves

“O passado e o presente nos mostram claramente que as forças militares precisam ser capazes de transportar pessoas e cargas pesadas por grandes distâncias. As missões de evacuação realizadas no Afeganistão e no Sudão são uma clara evidência disso. Portanto, estou muito satisfeita em adquirir aeronaves para nossa Força Aérea que são capazes de realizar essas missões”, disse a ministra da Defesa, Jana Černochová.

“Esse pedido da República Tcheca, uma nação membro da OTAN, é uma marca de confiança inestimável para a Embraer e serve de estímulo para implementarmos a melhor tecnologia disponível, de modo a fornecer aos nossos clientes as capacidades operacionais necessárias para cumprir as missões mais desafiadoras. Com isso, a Embraer reforçará seus laços com a indústria aeroespacial tcheca local, que há décadas é reconhecida por sua expertise e pela qualidade de seus produtos”, disse Bosco Da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.

A tela da apresentação que mostra Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Chile entre os clientes do C-390
A tela da apresentação que mostra Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Chile entre os clientes do C-390

Agora falta apenas ratificar a encomenda com a Coreia do Sul, que pretende contar com três aeronaves.

Ao todo, a Embraer possui 40 pedidos e intenções de compra do C-390 Millennium. Recentemente, a empresa incluiu o Chile, Marrocos e Emirados Árabes Unidos em uma apresentação a clientes da aeronave.

Airway solicitou esclarecimentos sobre o assunto à Embraer mas não teve resposta.

Total
0
Shares
1 comments
  1. A FAB deveria negociar com a Coreia do Sul, se adquirir mais unidades do C-390, a FAB poderia adquirir o caça FA-50, que considero o melhor caça leve da atualidade, sendo o substituto ideal do AMX, pois o Gripen tem alto custo de aquisição e a Suécia, até o momento, não manifestou interesse no C-390.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Primeiro caça F-16 Bloco 70 da Bulgária (LM)

Primeiro caça F-16 Bloco 70 da Bulgária conclui voo inaugural

Next Post
E195 que foi usado pela Air Serbia

Air Serbia estreia primeiro Embraer E195 próprio

Related Posts
Total
0
Share