A start-up sueca Heart Aerospace concluiu um marco impressionante em 12 de setembro ao desvendar a primeira aeronave de demonstração HX-1, que será usada no desenvolvimento do projeto do ES-30.
Trata-se de uma avião regional de quatro motores que será propulsionado por um sistema híbrido-elétrico e poderá até 30 passageiros.
A aeronave pioneira foi apresentada em Gotemburgo, onde fica a sede da empresa, apenas dois anos após ser anunciada.
A Heart já persegue o projeto de uma aeronave de passageiros de emissão zero, mas mudou seu foco de um pequeno avião elétrico com 19 assentos para um modelo híbrido com mais capacidade após consultar potenciais clientes.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Heart X1 é o pontapé inicial do projeto e será usado em testes no solo até o primeiro voo marcado para o segundo trimestre de 2025.
O primeiro demonstrador, no entanto, é uma aeronave somente elétrica. Ele será sucedido pelo HX-2, um modelo de pré-produção equipado com um sistema híbrido e que também irá incorporar uma nova nacele dos motores capaz de proporcionar decolagens e pousos curtos.
Entrada em serviço até o final da década
O HX-1 é uma aeronave surpreendente por ter já a aparência final de um modelo em produção. Ele possui uma configuração de asa alta com 32 metros de envergadura e cauda em T.
O estilo lembra um ATR quadrimotor cujas hélices externas são menores. Na versão final, os dois motores internos serão elétricos enquanto os externos, turboélices.
O compartimento do trem de pouso principal sob a fuselagem também acomoda as baterias, deixando a aeronave um tanto elevada em relação ao solo.
A Heart vai desmontar o HX-1 para levá-lo para os Estados Unidos a fim de realizar seus voos, mas não revelou um local. O Mojave Air & Space, na Califórnia, e o Grant County International Airport, em Moses Lake, surgem como candidatos a receber o avião.
O projeto da empresa conta com apoio governamental da Suécia e dos EUA além de parceiros como as companhias aéreas SAS, Braathens e United Airlines.
O ES-30 é desenhado para voar até 200 km em modo elétrico e 400 km com a propulsão híbrida estendida, mas a empresa esperar ampliar o envelope de voo à medida que aprimora sua tecnologia.
A entrada em serviço sofreu um atraso no cronograma que era de 2028 e agora é sugerida como no final da década, quando a Heart espera pela certificação de tipo.