Diretor da Federal Aviation Administration (FAA), a agência de aviação civil dos EUA, Steve Dickson espera que a revisão do Boeing 737 MAX seja concluída “nos próximos dias”, um indicativo de que o órgão norte-americano pode liberar a aeronave para voar em breve.
“A FAA está nos estágios finais de revisão das mudanças propostas para o Boeing 737 MAX”, afirmou Dickson ao Flight Global. “Esperamos que esse processo seja concluído nos próximos dias.”
A agência ressaltou que só irá certificar o MAX, proibido de voar desde março de 2019, quando estiver “satisfeita que a Boeing abordou as questões de segurança que desempenharam um papel na trágica perda de 346 vidas a bordo do voo 610 da Lion Air e o voo 302 da Ethiopian Airlines.”
“Embora estejamos próximos da linha de chegada, irei suspender o pedido de aterramento somente depois que nossos especialistas em segurança estiverem satisfeitos de que a aeronave atende aos padrões de certificação”, acrescentou Dickson. “A FAA continua a se envolver com as autoridades da aviação em todo o mundo enquanto elas se preparam para validar nossa decisão de certificação. Como eu disse antes várias vezes, a agência levará o tempo que for necessário para revisar completamente o trabalho restante.”
Piloto com longa experiência, o Steve Dickson também participou pessoalmente de um voo de certificação do 737 MAX, em 30 de setembro.
No início de outubro, a FAA emitiu as novos requisitos para o treinamento de pilotos do 737 MAX. As regras foram elaboradas pelo Joint Operations Evaluation Board (JOEB – Conselho de Avaliação de Operações Conjuntas), composto pelas agências de aviação dos EUA, Canadá, Europa e a ANAC do Brasil.
Em comunicados anteriores, a Boeing disse repetidamente que espera pela liberação do jato antes do final do ano, prazo que nenhuma das agências do JOEB confirma.
Na expectativa pela recertificação do jato, a American Airlines programou o retorno do 737 MAX aos voos comerciais para 29 de dezembro. Único operador do jato no Brasil, a Gol informou na última semana que também pretende retomar as atividades com o MAX no próximo mês.
Veja mais: Conheça os concorrentes do Embraer C-390 Millennium
A gol consigo admitir que você ,o piloto brasileiro tem aquela manha velha de escutar, tudo funcionando perfeitamente perfeitamente, só de ouvido.