A Eve Urban Air Mobility, subsidiária da Embraer que desenvolve seu primeiro eVTOL, está liderando um grupo de trabalho que será responsável por estabelecer as bases para operação do mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Brasil.
A iniciativa reúne a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) além de parceiros da Eve como a Helisul Aviação, a Skyports, especializada em design, construção e operação de vertiportos, a Flapper, plataforma independente para voos sob demanda e a EDP, empresa que atua no setor de energia.
Para realizar os estudos foi escolhida a cidade do Rio de Janeiro que servirá como uma espécie de “laboratório” do grupo. Apoiam o projeto da RioGaleão, concessionária do Aeroporto Tom Jobim, a Universal Aviation, que atua no apoio aeroportuário e a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG).
“Queremos explorar conceitos novos e práticos para facilitar a introdução segura da indústria de mobilidade aérea urbana no Brasil. Nessa etapa inicial vamos descrever as principais características e requisitos do ecossistema, com a perspectiva dos usuários, parceiros, entidades e órgão governamentais envolvidos”, disse André Stein, CEO da Eve. “A partir da evolução do conceito conceberemos uma descrição sobre como viabilizar o propósito de democratizar a mobilidade aérea urbana de forma segura, econômica e acessível.”
A primeira simulação operacional do projeto ocorrerá até o final deste ano com o uso de helicópterso convencionais no lugar dos futuros eVTOL ainda em desenvolvimento pela Eve.
A subsidiária tem sido a grande estrela da Embraer nos últimos meses, anunciando seguidos acordos de aquisição e parcerias de operação do seu modelo de ‘táxi voador’ ainda não batizado.
O Rio é bom lugar para essas inovações
“O Rio é bom lugar para essas inovações”.. Porque?
No Rio acontece coisas que desacreditamos, talvez seja por isso