A Saab, mesma fabricante do caça Gripen NG, assinou um contrato com a RIOgaleão, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, para fornecer um novo sistema de gerenciamento de operações em superfície. Segundo a empresa sueca, a tecnologia aumenta a eficiência nas operações das aeronaves em solo, aumentando a segurança do pessoal em solo e reduzindo atrasos nos voos.
Como explica a fabricante, o sistema é composto por sensores de multilateração (que “conversam” com sinais emitidos pelas aeronaves e veículos em solo) instalados na superfície do aeroporto e um software de controle. O sistema permite, por exemplo, acompanhar em tempo real a movimentação e posição exata das aeronaves e veículos de serviço.
A plataforma ainda será compartilhada com os agentes que trabalham no aeroporto carioca, como funcionários de empresas aéreas, pessoal de apoio na pista e os prestadores de serviços de emergência.
O Galeão será o primeiro aeroporto da América Latina a utilizar o sistema da Saab. O sistema da Saab é utilizado em mais de 40 aeroportos pelo mundo, incluindo alguns dos mais movimentados nos Estados Unidos, como é o caso do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e o Aeroporto Internacional Atlanta Hartsfield-Jackson, na Georgia.
“A capacidade de tráfego dos aeroportos está intimamente associada à velocidade e eficiência com que se desenvolvem as atividades entre o pouso e a decolagem de cada aeronave, o chamado tempo de ‘turn around’. Ou seja, quanto menor o tempo de turn around, mais voos as companhias aéreas podem operar”, diz Anders Carp, chefe da unidade de negócios de Gestão de Tráfego da Saab.
A plataforma da Saab também grava os movimentos de aeronaves e veículos, o que ajuda em investigações e análises de eventos críticos, como incidentes e congestionamentos. Ainda não foi divulgado o cronograma sobre a instalação do novo sistema.
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