RIOgaleão vai usar sensores da SAAB para “vigiar” aviões

Empresa sueca assinou acordo para fornecer o novo sistema de gerenciamento de operações em superfície do aeroporto internacional do Rio de Janeiro
Um "print" da tela de controle que os agentes do RIOgaleão terão acesso (SAAB)
Um "print" da tela de controle que os agentes do RIOgaleão terão acesso (SAAB)
Um “print” da tela de controle que os agentes do RIOgaleão terão acesso (SAAB)

A Saab, mesma fabricante do caça Gripen NG, assinou um contrato com a RIOgaleão, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, para fornecer um novo sistema de gerenciamento de operações em superfície. Segundo a empresa sueca, a tecnologia aumenta a eficiência nas operações das aeronaves em solo, aumentando a segurança do pessoal em solo e reduzindo atrasos nos voos.

Como explica a fabricante, o sistema é composto por sensores de multilateração (que “conversam” com sinais emitidos pelas aeronaves e veículos em solo) instalados na superfície do aeroporto e um software de controle. O sistema permite, por exemplo, acompanhar em tempo real a movimentação e posição exata das aeronaves e veículos de serviço.

A plataforma ainda será compartilhada com os agentes que trabalham no aeroporto carioca, como funcionários de empresas aéreas, pessoal de apoio na pista e os prestadores de serviços de emergência.

O Galeão será o primeiro aeroporto da América Latina a utilizar o sistema da Saab. O sistema da Saab é utilizado em mais de 40 aeroportos pelo mundo, incluindo alguns dos mais movimentados nos Estados Unidos, como é o caso do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e o Aeroporto Internacional Atlanta Hartsfield-Jackson, na Georgia.

“A capacidade de tráfego dos aeroportos está intimamente associada à velocidade e eficiência com que se desenvolvem as atividades entre o pouso e a decolagem de cada aeronave, o chamado tempo de ‘turn around’. Ou seja, quanto menor o tempo de turn around, mais voos as companhias aéreas podem operar”, diz Anders Carp, chefe da unidade de negócios de Gestão de Tráfego da Saab.

A plataforma da Saab também grava os movimentos de aeronaves e veículos, o que ajuda em investigações e análises de eventos críticos, como incidentes e congestionamentos. Ainda não foi divulgado o cronograma sobre a instalação do novo sistema.

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