A Lockheed Martin e a indiana Tata Advanced Systems Limited firmaram um acordo de parceria para ampliar os serviços de MRO dos 12 turboélices C-130J Super Hercules da Força Aérea Indiana e também expandir e fabricar a aeronave na Índia.
O compromisso, no entanto, está sujeito ao programa MTA, da Força Aérea do país, que pode dar origem a um contrato para até 80 aeronaves de transporte tático.
A potencial linha de montagem indiana não substituirá as instalações de Marietta, na Georgia, explicou a Lockheed, mas estabelecerá capacidade adicional de produção.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Colaborar com a Lockheed Martin na proposta da plataforma C-130J para o projeto MTA da IAF é um marco para a Tata Advanced Systems,” afirmou Sukaran Singh, CEO da Tata Advanced Systems.
“O C-130J é conhecido como o carro-chefe do mundo, não apenas por sua grande presença global, mas também por seus parceiros internacionais na cadeia de suprimentos, incluindo o fornecedor único de empenagens – Tata Lockheed Martin Aerostructures Limited em Hyderabad,” disse Rod McLean, Vice Presidente da linha de negócios Air Mobility and Maritime Missions da Lockheed Martin.
Embraer C-390 em parceria com a Mahindra
O programa MTA (Medium Transport Aircraft) é um dos mais ambiciosos da Força Aérea da Índia, que pretende ampliar sua capacidade de transporte além de dotar seu parque industrial de know-how na fabricação de aeronaves de maior porte.
Além da Lockheed, a Embraer concorre com o C-390 Millennium, um jato bimotor com desempenho, capacidade e tecnologia mais avançada que o Hercules e que teve até agora 40 pedidos anunciados.
Em fevereiro, a Embraer assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Mahindra para apoiar uma possível linha de montagem na Índia caso vença a concorrência.
A Airbus também oferece o turboélice A400M, mas o acordo da Lockheed Martin com o Grupo Tata virtualmente fechou uma porta para um parceiro no país.
A Tata e a Airbus estão produzindo o cargueiro militar de pequeno porte C295 no país.