A Textron Aviation, dona da Beechcraft, revelou durante a convenção NBAA (National Business Aviation Association) que o novo turboélice monomotor Denali só entrará em serviço na segunda metade de 2024.
A nova meta significa um ano de atraso no programa da aeronave, que pretende ser um concorrente para o bem sucedido Pilatus PC-12.
O motivo para o novo atraso envolve o motor Catalyst, da GE Aviation, cuja certificação atingiu apenas 50% dos testes. A produção do novo usina de potência deve começar bem depois do planejado, motivando a Textron a reprogramar também a certificação do Denali.
A fabricante de Wichita anunciou que um terceiro avião de testes se juntou ao programa em setembro. A frota de aeronaves já soma 600 horas de voo, explicou a Textron.
O motor Catalyst é o primeiro do gênero a ser projetado em cinco décadas. O mercado de turboélices tem sido dominado pelo PT-6, da Pratt & Whitney Canada, e equipa o PC-12.
Otimismo
Apesar da reprogramação, a Textron Aviation mantém o otimismo quanto ao futuro do Denali. “This is going to be a game-changing aircraft that our customers are looking forward to,” disse Lannie O’Bannion, senior vice president of global sales and flight operations, durante um briefing de mídia na NBAA nesta semana.
O Beechcraft Denali voou pela primeira vez em novembro de 2021 e em junho um segundo protótipo se juntou ao programa. O motor Catalyst possui 1.300 shp de potência e utiliza o sistema FADEC e hélices de 5 pás McCauley.
Segundo a Textron, o Denali pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 528 km/h e voar por 2.963 km sem escalas, distância suficiente para voar com quatro passageiros entre Los Angeles e Chicago ou Nova York a Miami, por exemplo.