Rival do Super Tucano é um dos finalistas para aeronave das forças especiais dos EUA

AT-6E Wolverine, da Beechcraft, o AT-802U SkyWarden da L3Harris-Air Tractor e o MC-145B da Sierra Nevada disputam um contrato de 75 aeronaves para o programa Armed Overwatch
AT-6E Wolverine (Beechcraft)

O Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM) definiu os trê finalistas do programa Armed Overwatch, que terá um vencedor anunciado em julho.

São os modelos o AT-802U SkyWarden, da L3Harris-Air Tractor, o MC-145B, da Sierra Nevada, e o AT-6E Wolverine, da Beechcraft, conhecido rival do A-29 Super Tucano, da Embraer. A competição prevê a encomenda de 75 aeronaves para serem usados em apoio aéreo aproximado para o lugar do Pilatus U-28A Draco.

Entre os requerimentos estão ser robusto, confiável e capaz de operar em pistas curtas e não preparadas. Os três concorrentes são aeronaves de diferentes origens. O AT-802U é baseado no avião agrícola Air Tractor enquanto o AT-6E é um treinador avançado. Já o bimotor MC-145B é baseado no avião de transporte polonês M28, da PZL Mielec.

Dois outros participantes, o Bronco II, da Leidos Inc, e o MC-208 Guardian, da MAG Aerospace, foram eliminados da competição.

 

O C-145B foi o competidor oferecido pela Sierra Nevada, parceira da Embraer

Super Tucano de fora

O programa Armed Overwatch acabou não sendo uma oportunidade para o A-29 Super Tucano, embora a aeronave brasileira seja conhecida pelas boas características em missões de apoio aéreo aproximado, como foi comprovado no Afeganistão.

A Sierra Nevada, parceira da Embraer, acabou oferecendo o MC-145B na concorrência, que possui uma configuração mais versátil.

O turboélice A-29, no entanto, está participando de outro programa, o OA-X, juntamente com o AT-6E, porém, a Força Aérea dos EUA postergou indefinidamente qualquer decisão a respeito.

AT-802U SkyWarden é um avião agrícola adaptado

 

Total
0
Shares
2 comments
  1. este avião agrícola adaptado parece ser uma cópia do ipanema da Embraer , será que foi baseado nele com autorização da Embraer , ou simplesmente copiaram sem fazer um acordo formal , estranho !

  2. Com certeza esse avião agrícola é um copiou colou do nosso Ipanema, e e eles não pagaram nada de direitos de patente,com certeza encontraram alguma brecha na nossa precária legislação. Nos ainda não aprendemos a concorrer no mercado internacional, nesse tipo de negociação não existe amizade e nem ideologia, só interesse em muito lucro, mesmo as custas de prejuízo da empresa “parceira”.

Comments are closed.

Previous Post

Gol e Azul retomam serviço de bordo neste domingo; Latam, apenas em 1º de junho

Next Post

Embraer Bandeirante perde a asa em pouso forçado no Rio Grande do Sul

Related Posts
Total
0
Share